Governo monitora alagamentos e coordena ações de assistência humanitária em Laranjal do Jari
Levantamento da Sims e Defesa Civil identificou 56 famílias atingidas no bairro Mirilândia e na comunidade de Água Branca do Cajari; não há desabrigados.
Equipes da Sims e da Cedec em reunião.
O Governo do Amapá monitora, desde o início do período chuvoso, o volume de precipitação e os níveis dos rios em todo o estado. No município de Laranjal do Jari, as equipes da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec) coordenam as ações de assistência humanitária para cerca de 56 famílias afetadas pela cheia do rio Jari.
SAIBA MAIS: Governo do Amapá monitora pontos de alagamento e antecipa estratégias em Laranjal do Jari.
Após as fortes chuvas registradas na região, com volumes de precipitação que chegaram entre 80 e 100mm por dia, o bairro Mirilândia e a comunidade de Água Branca do Cajari foram atingidos pelo aumento no nível do rio, que chegou a marca de 2,05m nesta sexta-feira, 18. Apesar da cheia, não há desabrigados no município.
“A situação no município está controlada e os nossos militares, prestando o ágil atendimento à comunidade. Seguimos, em conjunto com a Defesa Civil do município, com o monitoramento meteorológico e situacional constante dessas famílias”, detalhou o coordenador da Cedec, cel. Wagner Coelho.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o constante monitoramento ocorre como precaução, caso o nível do rio alcance 2,40m, cerca de 200 famílias podem ser afetadas e precisarão de abrigo.
A equipe técnica de assistência social da Sims atua, em conjunto com a Defesa Civil, segundo a secretária Albanize Colares, para garantir o acesso a recursos básicos e segurança alimentar.
“Estamos encaminhando, até o final da semana, 100 cestas básicas para garantir a segurança alimentar das famílias atingidas em Laranjal do Jari. Além disso, seguimos monitorando outros impactos e acompanhando essas famílias”, ressaltou Colares.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!