Novo Saber: Governo realiza formação para fortalecer o protagonismo de estudantes nas escolas
O evento reuniu 160 pessoas entre estudantes, formadores e gestores escolares de 12 municípios do Amapá.
O auditório da Escola Estadual Tiradentes foi o ponto de encontro para a Formação em Ações Protagonistas de 2022.
Na manhã desta quarta-feira, 4, gestores escolares, estudantes e formadores das escolas do Novo Saber participaram da Formação em Ações Protagonistas, na Escola Estadual Tiradentes.
A formação foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-AP) e apresentada por estudantes egressos das escolas do Novo Saber, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e proatividade do aluno dentro da escola de tempo integral.
O evento reuniu 160 pessoas entre estudantes, formadores e gestores escolares de 12 municípios do Amapá. Cada escola foi representada pelo seu gestor ou coordenador pedagógico e estudantes que desempenham funções de líderes na instituição.
Para Carla Beatriz Miranda, coordenadora de implantação do Ensino Médio de Tempo Integral da Seed, a importância dessa formação é estar sempre incentivando os estudantes com novas práticas e ideias de ações protagonistas em suas respectivas escolas.
“O protagonismo é a essência do ensino de tempo integral, mesmo que a gente queira a proatividade vinda deles, antes precisamos capacitá-los para isso”, disse Carla.
Rosangela Souza, gestora na Escola Estadual Elias Trajano no município de Porto Grande, estava acompanhada do estudante Rian Santiago, o jovem é líder de turma e vice-líder do clube de inglês da instituição de ensino.
“Tenho total confiança de que o Rian é um dos nossos estudantes mais capacitados para obter e levar adiante essa formação de hoje. Por todas as funções que ele ocupa dentro da nossa escola, acabou virando uma referência para todos”, comentou a diretora.
As equipes receberam material educativo contendo o caderno do protagonista, Cartilha "eu sou uma boa ideia" e slide com toda a apresentação da Formação, para compartilhar as práticas aprendidas no evento com estudantes dos municípios.
O estudante Rian Santiago, acredita que entender outras realidades e aplicá-las na sua escola é o ponto mais interessante da formação.
“É uma oportunidade única de comunicação e socialização com estudantes de outros municípios, aproveito para conhecer projetos que ainda não temos em Porto Grande, e verificar a viabilidade para aplicar na minha comunidade escolar”, apontou Rian.
Formação em Ações Protagonistas
A formação tem várias etapas. A primeira consiste nesse encontro maior com as comitivas escolares de cada município, para que os estudantes representantes possam tirar dúvidas e se preparar para ser o formador. Após isso, as equipes retornam ao seu município e montam uma agenda escolar de acordo com sua realidade, para repercutir a formação obtida no encontro. E por fim, irão construir novos projetos ou alavancar os que já existem.
Escolas do Novo Saber
O programa Escolas do Novo Saber foi implementado em 2017. Atualmente, são 30 escolas oferecendo esse modelo de ensino expansivo.
O Governo do Amapá junto com a sua Secretaria de Educação, vem reformando e ampliando escolas para que as demandas advindas desse modelo de ensino sejam subsidiadas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!