Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá é o primeiro estado do país a elaborar Plano Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Estratégia busca reduzir os percentuais de gestações em meninas de 10 a 19 anos; e reduzir os riscos para mãe e bebê nestes casos.

Por Redação
07/06/2022 16h28

Secretário do Estado de Saúde, Juan Mendes realizou a assinatura do Plano Estadual de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

O Amapá é o primeiro estado do Brasil a elaborar um Plano de Prevenção à Gravidez na Adolescência - o objetivo é colocar em prática medidas para reduzir as gestações na faixa etária de 10 a 19 anos. Nesta terça-feira, 7, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) realizou uma oficina para implementar o planejamento - o encontro contou com participação dos profissionais de saúde dos 16 municípios. 

Com foco na prevenção da gravidez na adolescência, a ação também busca oferecer mais suporte às meninas que são mães, uma vez que uma gestação nesta fase da vida pode trazer riscos à grávida e ao bebê. Em 2020, 20% das crianças nascidas no estado foram geradas por mães de 10 a 19 anos, contudo, o percentual vem diminuindo - em 2019, era de 21,2%; em 2018, 23,3%; e, em 2017, 23%. 

“Olhando para nossos dados, nós precisamos construir um planejamento para vencer esses desafios, pois apenas com a palavra das pessoas que vivenciam o cotidiano da linha de frente é que há uma estratégia efetiva”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

A ação é fruto da parceria entre a Secretaria do Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, que trabalha no Plano Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

“Este trabalho integra justiça, assistência social, educação e saúde para alcançar, de forma multidisciplinar, o adolescente, pois ele está vulnerável em qualquer circunstância. Se engravida, por exemplo, é porque faltou acesso à informação, aos meios de prevenção à gravidez e isso vai afetar seu desenvolvimento pessoal”, informou a responsável Técnica da Saúde do Adolescente no Amapá, Assunção Rocha.

A coordenadora da saúde dos adolescentes do Ministério da Saúde, Priscila Carvalho, destaca a inovação do Amapá em se antecipar ao plano nacional.

“O Amapá é vanguardista em relação a outros estados. Ambos os planejamentos convocam a ação de todos os entes federados, então, em cada um dos dois, temos propostas para serem desenvolvidas pelo governo federal, pelo Estado e os municípios,” disse a coordenadora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!