Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Produtores amapaenses aprendem técnicas para cultivo de novas variedades de manivas-sementes

Programação de dia de campo demonstrou detalhes para manter o plantio correto da maniva e como deve proceder os trabalhos na área após a plantação.

Por Weverton Façanha
18/06/2022 17h04

Atividade prática demonstrou detalhes para manter o plantio correto

O Governo do Amapá encerrou neste sábado, 18, a oficina de trabalho sobre inovações na cadeia produtiva da mandioca no estado. A programação teve a duração de dois dias e finalizou com um Dia de Campo, ocorrido a área experimental da Embrapa/AP.

Produtores de diversas localidades que receberam orientações sobre as novas manivas-sementes que estão sendo introduzidas no Amapá estiveram na atividade prática, que demonstrou detalhes para manter o plantio correto.

O engenheiro agrônomo e produtor, Benedito Dutra, foi o instrutor das atividades.

“Esse é um trabalho básico de campo e até posso dizer que é dia a dia do agricultor familiar. O que fazemos é repassar aqueles pontos minuciosos para que o produtor faça um plantio bom e tenha uma colheita muito boa sendo de raízes ou sementes”, destacou.

A oficina faz parte das ações do Programa Reniva Amapá para alavancar a produção da mandiocultura no Amapá.

Para isto, o projeto trouxe ao estado manivas-sementes melhoradas geneticamente, com maior resistência a pragas e doenças. A expectativa é que isto eleve a produção de raízes para até 30 toneladas por hectare. Atualmente, a média por hectare é de 10 toneladas no Amapá.

Para a agricultora e presidente da associação da comunidade do Limão, Adna Leite, o evento foi um sucesso e só trouxe mais conhecimento.

“É muito gratificante ter essa oportunidade, pois, para nós é um apoio enorme e agora vamos colocar em prática para temos melhores produções e uma colheita muito maior”, opinou a produtora.

A oficina foi uma parceria com a Embrapa/AP e Sebrae/AP, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento teve a duração de dois dias entre palestras, debates e ações práticas voltadas para o alinhamento de atividades da mandiocultura. Os dias de trabalho tiveram a participação efetiva do gestor da SDR, Janner Gazel, do deputado estadual Jesus Pontes e das diretorias do Sebrae e da Embrapa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!