Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sarampo: Amapá não registra novos casos há oito semanas

Acompanhamento de casos é realizado pelas equipes da Sala de Monitoramento da doença no Estado.

Por Redação
09/09/2022 10h12

O Estado do Amapá segue pela oitava semana consecutiva sem registrar novos casos positivos de sarampo. A última notificação foi feita no na semana epidemiológica 27, que corresponde ao período de 3 a 9 de julho, de acordo com monitoramento realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP).

A informação vem sendo acompanhada pela sala de monitoramento de sarampo, já ativa no Estado. Com o Amapá sendo um dos estados brasileiros com surto ativo da doença, o acompanhamento direto é realizado junto com ações de combate realizadas nos municípios com casos registrados. Para o surto ser finalizado, são necessárias 12 semanas sem novas confirmações.

"Estamos caminhando para um momento de estabilização que é resultado de um trabalho contínuo e conjunto de vigilância dos casos, vacinação e laboratorial, que já traz bons resultados. Se compararmos com a situação que o estado vivenciou com o sarampo em 2021, tivemos uma redução significativa nos casos e agora temos a missão de eliminar a doença", explica o coordenador de Doenças Transmissíveis da SVS-AP, João Farias.

 

Sarampo no Amapá

Em 2019, o surto da doença teve início no Amapá, com seu pico de casos confirmados registrado no ano de 2021, quando o Estado chegou à 533 registros, enquanto em 2020 foram 454 casos. Ainda no ano de 2021, foram registradas duas mortes pela doença, de crianças indígenas menores de um ano e não vacinadas.

Em 2022, contudo, o Estado intensificou suas atividades de vacinação levando a tríplice viral – vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola –, para as campanhas de rua, como o programa Vacina Amapá em Casa, Vacina nos Portos, Vacina nas escolas, entre outras atividades.

 

Vacinação

Atualmente, a cobertura vacinal contra o sarampo no Amapá está em 29,70%, o que é considerado baixo para a meta de 90%. Contudo, os números sofrem com a dificuldade de alguns municípios de inserirem os dados no Sistema Nacional de Imunização, seja por erros, entrada lenta de dados no sistema, equipes disponíveis, entre outros.

Entre os municípios com menor cobertura, estão Itaubal e Oiapoque, que apresentam 11,50% e 16,55% para D1 e D2, respectivamente.

Os municípios com melhor cobertura até o momento são Serra do Navio, Calçoene e Ferreira Gomes, com 54,29%, 46,71% e 46,62%, respectivamente.

Macapá e Santana estão com 25,67% e 35,16% cada.

Além do apoio do Governo do Amapá aos municípios, todos eles estão abastecidos com imunizantes da tríplice viral, que está disponível em todas as unidades básicas de saúde municipais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: