Estudantes das comunidades da Pedreira e Pacuí participam do Desfile Cívico Estudantil 2022
A programação mobilizou cerca de 900 estudantes das respectivas comunidades.
As escolas desfilaram portando faixas ressaltando a educação, valorização da vida e a cultura de paz nas escolas
Em alusão a criação do Território Federal do Amapá, o Governo do Estado promove em setembro a Semana da Pátria, com desfiles cívicos estudantis. A programação está acontecendo desde o dia 10 e nesta segunda-feira, 12, os distritos de Santo Antônio da Pedreira e de São Joaquim do Pacuí participaram com suas respectivas instituições de ensino estaduais.
Ao todo 900 estudantes desfilaram, contemplados pelos pais, professores e comunidade local. O tema do desfile cívico estudantil de 2022 é a valorização da vida, por isso cada escola desfilou com faixas que ressaltavam uma cultura de paz na educação.
Como de costume, o Exército Brasileiro marcou presença no desfile com sua banda marcial e a brigada da infantaria da selva, engrandecendo a programação.
Confira abaixo como foi cada desfile.
Desfile Pedreira
O desfile na comunidade de Santo Antônio da Pedreira ocorreu pela manhã, as 9h. As Escolas Estaduais que participaram da programação foram: Daniel de Carvalho, Nestor Barbosa, Cirilo Pantoja, Nazaré da Pedreira, Retiro Santo Antônio e Pedro Alcântara, que entre estudantes, professores e comunidade local reuniram cerca de 400 pessoas para prestigiar a programação.
Além das faixas temáticas, a comunidade da Pedreira se destaca pelas escolas quilombolas da região, que também trouxeram a cultura do marabaixo durante o desfile.
Para o estudante Gabriel Machado, do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Daniel de Carvalho, o Desfile Cívico Estudantil desse ano foi especial.
"Sempre participei dos anteriores, mas nesse fui escolhido para desfilar portando a bandeira do estado, o que me deixou muito orgulhoso", contou Gabriel.
Desfile Pacuí
Às 16h da tarde, foi o momento da comunidade do Pacuí comandar o desfile. As escolas estaduais participantes foram: José de Oliveira Coelho, Sebastião Cordeiro Sena, Júlio Gonçalves e São Joaquim do Pacuí. A mobilização para a programação levou cerca de 700 pessoas, entre pais, equipe escolar e moradores locais para a praça central do distrito, onde ocorreu o desfile.
Além das apresentações culturais durante o evento, o desfile ficou marcado pela empolgação da comunidade com a presença do Exército que, a pedido dos moradores, abriu e encerrou o desfile.
Para a dona Edilene Moraes, moradora da região há 40 anos, o desfile marcou de fato a saída da pandemia.
"Passamos dois anos sem ter essa programação que já era típico daqui. Nossas crianças, nossa comunidade sentia falta. Hoje posso dizer que finalmente saímos da pandemia", se emocionou a moradora.
A programação do Desfile Cívico Estudantil de 2022 se encerra nesta terça-feira, 13 de setembro, na Avenida Fab, onde acontecerá os desfiles das escolas de Macapá e Santana, às 16h.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!