Governador participa da inauguração de mais uma sede da Defensoria Pública no interior do Estado
Município de Ferreira Gomes recebe sede própria do núcleo regional da DPE. Comarca atende ainda as demandas dos municípios de Cutias e Itaubal.
Garantia de autonomia orçamentária e financeira da instituição viabilizou interiorização da Defensoria Pública em todo o Amapá.
O governador do Amapá, Waldez Góes, participou, nesta quinta-feira, 15, da cerimônia de inauguração da sede do núcleo regional da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE/AP) no município de Ferreira Gomes. O prédio é a primeira construção modular da instituição e atende ao projeto de expansão do acesso à Justiça e do fortalecimento à assistência jurídica em todo território estadual.
Na ocasião do evento, Waldez destacou que a população de Ferreira Gomes é a principal beneficiada por esse investimento e serviço público, que é parte do sistema judiciário, previsto na Constituição e que tem por finalidade a defesa dos direitos do cidadão, a inclusão e a cidadania.
"Cumprimento todos os defensores públicos do Estado, especialmente os que servem enquanto assessores, que todos são indispensáveis para prestar o serviço que vem sendo prestado e, logicamente, ele já vem sendo de excelência e vai ficando ainda numa condição melhor a medidas que, até dezembro, todas as comarcas terão estruturas físicas e também equipamentos e tecnologia disponíveis para esses servidores que compõem a DPE", enfatizou Góes
O defensor público geral do Estado, José Rodrigues, agradeceu o governador por sancionar, em 2019, a nova lei orçamentária para reorganizar a Defensoria, garantindo autonomia orçamentária e financeira da instituição, permitindo também a interiorização do órgão em todo o Amapá.
"O Amapá, graças ao trabalho do governador, é o primeiro do Brasil a ter Defensoria em todas as comarcas. Até o final do ano, além de ter Defensoria Pública em todas as comarcas, teremos sede própria em todas elas. Esse é um feito histórico, é o primeiro estado do Brasil a cumprir integralmente o que manda a constituição, especialmente o que diz a emenda constitucional 80", recordou José Rodrigues.
Em 2022, a instituição já entregou quatro sedes no interior do Estado, sendo elas nos municípios de Oiapoque, Amapá, Calçoene e Laranjal do Jari. A comarca de Ferreira Gomes é a quinta a ser entregue, e esta atende também as demandas dos municípios de Cutias e Itaubal.
Obra
A construção do prédio do Núcleo Regional de Ferreira Gomes foi feita com investimento de recursos próprios da Defensoria Pública do Estado, no valor de R$ 988.782, 22. O espaço conta com recepção, quatro salas para atendimentos, uma sala de arquivos, uma sala de reunião, uma suíte para o defensor lotado na comarca, uma copa e dois banheiros sociais.
Primeiro concurso da instituição
Em 2017, o Governo realizou o primeiro concurso público em mais de 30 anos de história da Defensoria Pública do Amapá (DPE/AP), com 40 vagas para defensor público, que, atualmente, atuam nos 16 municípios do Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!