Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá forma gestores e coordenadores para o Programa Criança Alfabetizada nos 16 municípios

Atividade fecha o ciclo de capacitação desses profissionais e visa fortalecer as estratégias para melhorar os índices educacionais do estado.

Por Bárbara Ribeiro
05/10/2022 16h34

A III Formação acontece no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), na Av. Fab, 96.A III Formação acontece no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), na Av. Fab, 96.

Nesta quarta-feira, 5, iniciou-se a III Formação dos Coordenadores Municipais do Programa Criança Alfabetizada. A ação visa desenvolver as temáticas para a formação dos gestores das redes de ensino estadual e municipal, por meio do regime de colaboração do programa. A terceira e última formação encerra na quinta-feira, 6.

O tema desta formação é “A Liderança na Gestão Escolar”, mas também estão sendo trabalhadas as estratégias para a aplicação da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), que vai acontecer em novembro.

Um diferencial da terceira formação foi a participação do psicólogo Jean Prado e do professor de educação física Paulo Moraes, que fizeram o acolhimento dos coordenadores e gestores presentes na formação. Eles ensinaram técnicas de autocuidado visando a liderança nas suas respectivas instituições de ensino.

A primeira formação teve como tema “A Equidade da Aprendizagem” e a segunda foi sobre “A Avaliação Externa como Ferramenta para o Avanço da Aprendizagem na Escola”, ambas ocorreram durante o primeiro semestre de 2022.

Jean Gomes, Coordenador Regional Formativo e responsável pelas formações voltadas para os gestores e coordenadores estaduais e municipais aponta para a importância dessas formações.

"Elas têm a finalidade de colocar em prática as estratégias da secretaria de educação para melhorar os índices educacionais dentro de cada município do nosso estado. O objetivo é esse, por isso precisamos que esses profissionais estejam alinhados", explicou Jean.

Essas formações iniciam um ciclo de fortalecimento da aprendizagem na rede estadual e municipal de ensino do estado do Amapá, que se encerra com a avaliação do Sispaeap, onde é possível averiguar, por meio dos índices educacionais, quais estratégias deram certo.

O ciclo acontece da seguinte maneira: distribuição de material didático regionalizado para a rede estadual e municipais de ensino, formação dos gestores e coordenadores e aplicação da avaliação do Sispaeap.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação