Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo lança Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2022

Em 2021, o Amapá imunizou 95,3% do rebanho de bovídeos. A meta, agora, é atingir 100% de cobertura vacinal.

Por Redação
14/10/2022 18h52

Os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos.

O Governo do Amapá lançou, nesta sexta-feira, 14, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2022. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos contra a doença, o que permite o alcance do status Livre de Aftosa Sem Vacinação, viabilizando o avanço na exportação dos animais e fortalecendo a economia local. 

De acordo com os dados do censo de 2021, a população de bovídeos no Amapá é de 335.465. Neste mesmo ano, 95,3% do rebanho foi imunizado – um resultado positivo e acima da meta prescrita pelo Ministério da Agricultura, que era de 90%. A imunização assegura a sanidade do animal e, portanto, a comercialização de um produto de qualidade, uma proteína animal que segue os padrões de certificações proporcionando a liberação das vendas no mercado internacional.

Durante o lançamento da campanha, o governador, Waldez Góes, reconheceu o empenho dos técnicos e veterinários da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) nas conquistas e avanços do setor. 

“A segurança sanitária é indispensável para o processo de desenvolvimento econômico e social. O papel da Diagro é estratégico e decisivo para podermos pensar, planejar, agir para crescer e desenvolver o Estado”, destacou Góes

Para o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, o momento é de reconhecimento pelos avanços da inspeção agropecuária no Amapá e de unir esforços no trabalho para alcançar 100% da cobertura vacinal de rebanho no Estado.

“Esse crescimento que tivemos foi graças ao trabalho do Governo do Estado, que vem investindo dentro da Diagro, proporcionando valorização dos servidores, para que a agropecuária no Amapá cresça e possamos alcançar nosso índice vacinal desejado”, pontuou Álvaro Cavalcante.

Os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para imunizar os rebanhos bovinos e bubalinos. Após a vacinação do rebanho, com nota fiscal da vacina em mãos, o criador deve procurar um dos escritórios da Diagro para registro da vacinação.

Reconhecimento Internacional

Em 2018, o Amapá recebeu o certificado internacional de livre de febre aftosa com vacinação, concedida ao Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a 86ª reunião da entidade, em Paris. A certificação internacional aconteceu cinco meses depois do Estado receber o reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como livre de febre aftosa com vacinação.

O reconhecimento internacional abre caminhos para que o Amapá entre na posição de exportador de carne de gado, competindo com outros países.

Estrutura da Diagro

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro/AP) conta 16 Escritórios de Atendimento às Comunidades (EAC), sendo 11 deles Unidades Veterinárias Locais (UVL), em 15 municípios do Estado.

A Diagro conta ainda com estrutura de Unidade Central, Serviço de Inspeção Estadual e um posto fixo no Aeroporto Internacional de Macapá.

Febre aftosa

É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida de úlceras na boca e nos pés principalmente de bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A contaminação ocorre pelo contato entre animais, objetos e veículos contaminados.

Raramente é fatal, sendo maiores os prejuízos comerciais à pecuária, em razão das restrições à circulação da produção. O último registro de febre aftosa no Brasil foi em 2016, sendo todo o território nacional reconhecido internacionalmente, a partir de 2018, como livre da doença.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!