Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado inicia avaliação permanente para estudantes da educação básica amapaense

Provas do Sispaeap começam a ser aplicadas nesta quarta-feira (9), nas escolas dos 16 municípios.

Por Bárbara Ribeiro
09/11/2022 11h27

O Sispaeap avalia estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental I e do 9º do ensino fundamental II.

O Governo do Estado inicia nesta quarta-feira, 9, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). Até a quinta-feira, 10, serão avaliados mais de 26 mil estudantes do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública nos 16 municípios.

Cada prova contém cerca de 40 questões objetivas de língua portuguesa e matemática. No dia 9, o exame será para as turmas do 5º e 9º ano, e no dia 10, sexta-feira, será para o 2º ano.

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada, implantado pelo Estado em 2019. A avaliação tem o objetivo de mensurar os índices educacionais do estado e é coordenada pela Secretaria da Educação (Seed). 

O resultado da avaliação afeta diretamente o recurso que o Estado repassa para os municípios, por isso a Seed fez ao longo do ano formações e palestras com gestores, coordenadores pedagógicos e professores de cada município sobre o engajamento da comunidade e situações que podem ocorrer no momento da aplicação.

“Nossos gestores e suas equipes estão cientes de tudo o que rodeia a avaliação. Sabemos que o dia do exame é na verdade a culminância de todo o nosso trabalho durante o ano. É onde vemos o que realmente funciona e o que precisamos melhorar”, disse a secretária de estado da educação, Goreth Sousa.

As 20 primeiras escolas que atingirem os melhores índices de alfabetização recebem uma premiação total de R$ 80 mil, no entanto, o valor total só será entregue quando as melhores escolas ajudarem as últimas 20 a atingirem os índices desejados. Antes disso, as 20 primeiras só receberão metade do valor.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!