Cooperação: profissionais do Amapá e da Guiana Francesa compartilham informações sobre saúde na fronteira
O objetivo é aumentar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos moradores dos dois lados.
Médico francês, Jean Yves Cattin, informando como funciona o sistema de saúde na Guiana Francesa
Profissionais do Amapá e da Guiana Francesa compartilharam informações sobre saúde nas regiões fronteiriças de Oiapoque, no lado brasileiro, e de Saint Geoges, no lado francês - onde ocorreu o diálogo. O objetivo da ação é aumentar a cooperação entre as duas cidades, estabelecendo um trabalho em conjunto para ampliar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos moradores dos dois lados.
O médico francês Jean Yves Cattin reforço que o diálogo é fundamental para o atendimento de franceses e brasileiros.
"Émuito interessante trocarmos essas informações, pois temos muita gente vinda do Brasil e muita gente indo daqui para o Oiapoque", detalhou Cattin.
A ação é da Coordenadoria Estadual de Políticas de Atenção à Saúde (CPAS) com o apoio do Ministério da Saúde.
"Essa visita que estamos fazendo hoje é necessária para que o município de Oiapoque consiga fazer articulações e discussões para a melhoria da saúde da região. É sempre relevante que os territórios que tenham fronteira façam essas articulações porque a população não tem fronteira, ela consegue de alguma forma ter acesso dos dois lados", destacou a Coordenadora de Policultura do Ministério da Saúde, Grazyelly Delgado.
O trabalho multiprofissional juntando todas as esferas de saúde, educação e justiça e a continuidade durante o cotidiano é o principal objetivo das atividades.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!