Novembro Roxo: Governo do Amapá realiza ações para conscientizar sobre prematuridade
Atividades acontecem no Hospital Estadual de Santana e no Hospital da Mulher Mãe Luzia para orientar pacientes e funcionários.
Como parte da Campanha Novembro Roxo, o Governo do Amapá vem realizando ações informativas para sensibilizar e orientar a população sobre os cuidados com os bebês prematuros e a importância de realizar o pré-natal como forma de reduzir os partos antecipados, aqueles que acontecem quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação,
O parto prematuro pode ocorrer devido a diversas causas, desde infecção uterina a doenças relacionadas com a saúde da grávida. No caso do Amapá, o risco acaba tendo um agravante por apenas 38% das grávidas realizarem o pré-natal completo, que é disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
Entre as ações, o Hospital Estadual de Santana realizou uma palestra para pacientes e funcionários do hospital - na ocasião, a dona de casa Maria do Socorro relatou sua experiência como mãe de uma criança que nasceu antes do tempo.
“Passei momentos de tensão ao ver minha filha na UTI, mas depois ficou tudo bem. Falar para essas mães como foi essa experiência que passamos foi muito gratificante, pois isso dá mais confiança e esperança para elas cuidarem de seus filhos”, destacou a dona de casa, Maria do Socorro.
A servidora Edinalva Tavares, atua na UTI Neonatal e compreende a necessidade de orientar as pessoas sobre os cuidados envolvendo a prematuridade, uma vez que ela teve um filho prematuro.
“Eu sou técnica de enfermagem da UTI Neonatal, mas também já fui mãe de bebê prematuro, por isso sei da importância da conscientização. Todo ano, cerca de 240 mil partos prematuros acontecem no Brasil, isso significa 930 diariamente, então recebemos no hospital todos os dias os bebês prematuros e ele demanda muito cuidado e atenção, não só ele, como a mãe também”, afirmou a profissional de saúde.
Na quinta-feira, 17, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, o Hospital da Mulher Mãe Luzia também faz uma programação de Novembro Roxo, com sessão de fotos para os prematuros hospitalizados na unidade. As imagens serão expostas no interior da unidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!