No Amapá, Semana da Consciência Negra tem programação educativa e cultural
O evento contou com apresentações de grupos de marabaixo de escolas da rede estadual, capoeira e recital de poemas.
O evento marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra.
Como parte das celebrações da Semana da Consciência Negra, o Governo do Amapá realizou uma programação educativa e cultural afroamapaense, nesta sexta-feira, 25. Houve apresentações de grupos de marabaixo das escolas quilombolas da rede estadual, grupo de capoeira, poetisas amapaenses e estandes com exposições de atividades pedagógicas e socialização de oficinas.
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) organizou o evento, como detalha o gerente do Núcleo de Educação Étnico Racial (Neer/Seed), Arimilton da Silva.
“Esse é mais um momento importante pra toda nossa história e cultura, essa valorização da negritude trazida para o campo da educação faz despertar em nós a sensação que estamos no caminho certo” disse o professor.
O grupo de Marabaixo da escola Quilombola Estadual José Bonifácio, localizada no Quilombo do Curiaú, participou da programação e apresentou a música escrita pelos estudantes que garantiu o primeiro lugar no projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas’’.
“É inserindo a nossa cultura dentro do ambiente escolar que estamos conseguindo mudar a vida de muitos estudantes, nossa escola trabalha com atividades que precisam desse engajamento e isso é muito bom” Disse Claudete Ramos, gestora da Escola José Bonifácio.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!