Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo monitora mobilizações para evitar atos antidemocráticos no Amapá após ataque em Brasília

Clécio Luís e gestores da Segurança Pública reuniram com demais governadores, que condenam invasões aos prédios do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto neste domingo, 8.

Por Fabiana Figueiredo
08/01/2023 23h31

Governo deve enviar à capital federal militares do Amapá para integrar a Força Nacional.

O governador do Amapá, Clécio Luís, e o vice-governador, Teles Júnior, participaram de reunião virtual do Fórum Nacional dos Governadores para tratarem de decisões que serão tomadas a partir da invasão e depredação ocorrida neste domingo, 8, em Brasília (DF).

Vândalos atacaram prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. O Governo deve enviar à capital federal militares do Amapá para integrar a Força Nacional e monitora mobilizações para intervir e evitar atos antidemocráticos no estado.

"É muito grave o que ocorreu hoje no Brasil. Estamos do lado da democracia. Nossa equipe monitora a situação no Amapá para combater atos terroristas como esse que nós presenciamos em Brasília. Devemos fazer desse momento tão triste da história do país um 'divisor de águas', para fortalecer a nossa democracia e a nossa política contra a antipolítica que tenta se implantar", citou o governador.

Participaram também da reunião o Cel. José Mont'Alverne, secretário interino de Justiça e Segurança Pública; o Cel. Adilton de Araújo Corrêa, Comandante-Geral da Polícia Militar do Amapá; o Cel. Elvis Murilo Lau de Azevedo, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e secretários de governo.

Clécio conversou, ainda, com os líderes dos poderes Judiciário e Ministério Público do Estado. 

 

O Fórum Nacional de Governadores divulgou uma nota destacando a repulsa contra os inaceitáveis episódios ocorridos no Distrito Federal e colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional. 

Os chefes de Estados também exigem a apuração das origens do ataque e a punição contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação.

Clécio Luís viaja para Brasília nesta segunda-feira, 9, onde participa de reunião com todos os governadores do país e com os chefes de todos os Poderes: Presidência da República, Congresso Nacional, Senado e Câmara Federal, e STF.

A posse do novo secretariado do Amapá, que também estava marcada para esta segunda-feira, foi adiada.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!