Boêmios, Estilizados, Maracatu e Piratas da Batucada fecham a temporada de ensaios técnicos
Desfiles oficiais do Carnaval 2023 acontecem na sexta-feira, 17, e sábado, 18.
Escolas participaram do último dia de ensaios técnicos no Samdódromo
Nem a forte chuva tirou a emoção do último dia de ensaios técnicos das escolas de samba, nesta quarta-feira, 15. Boêmios do Laguinho, Piratas Estilizados, Maracatu da Favela e Piratas da Batucada levaram para o corredor da folia, a Avenida Ivaldo Alves Veras, uma prévia do que o público vai assistir no desfile oficial, que começa na sexta-feira, 17.
Em um "esquenta" para o grande dia, a Boêmios do Laguinho trouxe o enredo que homenageia o Mestre Bené, um dos fundadores da escola, enquanto a Piratas Estilizados levantou o público com o tema que exalta a própria história.
A Maracatu da Favela apresentou seu enredo com reflexões sobre resistência, igualdade, diversidade e força. A última escola a ensaiar foi a Piratas da Batucada, que trouxe um aperitivo do desfile que vai homenagear a cantora amapaense Patrícia Bastos e suas composições que retratam o dia a dia amazônida.
Expectativas para o grande dia
Após 8 anos, o desfile das escolas de samba volta ao Sambódromo, revitalizado pelo Governo do Estado para receber o espetáculo que celebra a cultura amapaense e aquece a economia do Amapá.
A foliã Ingrid Kamapu, 34 anos, compareceu ao ensaio técnico. Ela conta que se sente emocionada com o retorno da folia após a pandemia de Covid-19.
"É um turbilhão de sentimentos: depois do momento triste com a pandemia, a alegria volta para deixar o coração mais leve”, disse Ingrid.
Para a secretária de Estado de Cultura, Clícia Vieira, os ensaios técnicos foram um espetáculo, aumentando as expectativas para o desfile oficial.
"Foi tudo preparado com muito carinho para receber o público e as 10 agremiações de forma segura. Aqui no Sambódromo está tudo pronto e esperamos fazer um lindo carnaval para entrar para história”, pontuou a gestora.
Celebrações na avenida
Um grupo de foliões aproveitou o último dia de ensaios e fez uma surpresa com bolo e balões para celebrar, na avenida, o aniversário de 79 anos da primeira porta-bandeira da Boêmios do Laguinho, a professora Raimunda Lino.
Por causa de problemas de saúde, ela já não pode desfilar no sambódromo, mas não deixa de vibrar por sua escola. "Estou muito feliz e agradecida por poder comemorar meu aniversário aqui no Sambódromo, com minha família. Fico muito emocionada vendo minha escola desfilar!", contou Raimunda.
Já empreendedor, Joaquim Silva, 60 anos, comemora o retorno da folia. Ele faz parte do grupo de trabalhadores selecionados e capacitados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) para comercializar alimentos e bebidas durante as programações no Sambódromo.
"Foi muito bom voltar para o carnaval, espero que as vendas sejam boas, porque todo mundo que está aqui foi preparado para isso", conta o trabalhador.
VEJA TAMBÉM
Ensaios técnicos no Sambódromo atraem público e geram renda para vendedores ambulantes
Escolas de Samba animam segunda noite de ensaios técnicos no Sambódromo
Carnaval 2023: três agremiações agitam a primeira noite de ensaio técnico no Sambódromo
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!