Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pesquisadores alinham estratégias de captação de recursos para projetos de ciência, tecnologia e inovação no Amapá

Setec e instituições discutiram o desenvolvimento de iniciativas que possam receber fomento federal.

Por Kelison Neves
24/02/2023 07h00

Encontro reuniu pesquisadores, professores e gestores das instituições de ciência, tecnologia e inovação do Estado

Pesquisadores, professores, gestores das instituições de ciência, tecnologia e inovação do Amapá e o Grupo de Consultores de Editais alinharam estratégias de captação de recursos para estimular o desenvolvimento do setor no estado.

No encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) na quinta-feira, 23, foram realizados debates e atualizações sobre programas federais como o Praças da Ciência, Inovadoc e Tecnova III, além da definição de prioridades no desenvolvimento de projetos que possam beneficiar a população.

"Esse trabalho não está sendo realizado só para amparar uma ou outra instituição, mas sim para fortalecer todo sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado, que está em amplo processo de crescimento", destacou Edivan Barros, gestor da Setec.

Na oportunidade, foi apresentado o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Amapá, que atua para promover produtos e serviços locais destinados à exportação no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia local.

“Por meio do Peiex, a gente capacita empresas para iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. Aqui no Amapá, temos uma meta global para qualificar 125 empreendimentos. 25 empresas já estão sendo capacitadas e entre elas temos algumas startups”, explicou Larissa Diniz, técnica extensionista do Peiex no Amapá.

Para o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a promoção da integração entre as entidades e o compartilhamento de oportunidades são fatores fundamentais para popularizar a ciência na sociedade.

"Nós precisamos colocar todo setor de ciência e tecnologia na mesma linha. Sou pesquisadora há 20 anos e sempre sonhei com a possibilidade dessa reunião pra gente estar se integrando, cada um pensando um pouquinho, porque ninguém faz nada sozinho. Se a gente continuar nesse caminho, o Amapá só tende a crescer”, ressaltou Luciedi Tostes, pesquisadora do Iepa.

Promover e fomentar projetos e instituições do setor está entre as prioridade do Governo do Amapá, que pretende fazer do Estado uma referência dentro e fora da Amazônia.

"Trabalhando em conjunto fica mais fácil alcançar os objetivos, principalmente, para a Unifap que está pleiteando editais da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos]. Ao invés de atuar de forma isolada, vai poder ajudar e contar com a apoio de parceiros para solucionar dúvidas e não deixar passar batido nenhum edital”, pontuou Felipe Monteiro, diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unifap.

Participaram da reunião representantes da Unifap, Iepa, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fepeap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Peiex.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!