Recursos hídricos e resíduos sólidos são debatidos em Tartaguralzinho no Dia Mundial da Água
Secretarias de Desenvolvimento de Cidades (SDC) e Meio Ambiente (Sema) participaram da programação nesta quarta-feira, 22.
Servidores que trabalham com a limpeza urbana do município participaram de capacitaçãoFoto: SDC/Divulgação
No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) realizou um debate sobre os recursos hídricos e resíduos sólidos em parceria com a Prefeitura de Tartarugalzinho.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também participou promoveu uma capacitação sobre conscietização da influência dos resíduos sólidos para uma água de qualidade. A qualificação foi destinada aos servidores que trabalham com a limpeza urbana do município e artesãs que atuam com reciclagem.
A iniciativa é uma etapa da elaboração do Plano Municipal Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Tartarugalzinho, pioneiro no estado e que está na fase final de construção.
"Com o plano, queremos trazer para Tartarugalzinho essa importância de que o lixo não é só um problema, que ele também pode ser solução. Gerar empregos e renda através do descarte correto desse material. Por isso, essa formação é essencial para executar nosso plano municipal corretamente”, ressaltou o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Rezende.
Durante o evento, ocorreu a assinatura do "Tartarugal Mais Verde", programa que vai promover o primeiro descarte de resíduos sólidos do estado. O documento foi entregue à Simone Dias, cientista ambiental e representante da empresa WS Serviços, responsável pela limpeza urbana do município.
O programa faz parte de um convênio celebrado em 2021, entre Estado e Prefeitura de Tartarugalzinho sobre a limpeza pública e resíduos sólidos, que prevê recursos e capacitação de servidores e fiscais sobre a importância da destinação correta.
"É de suma importância a criação desse Plano Municipal de Resíduos Sólidos do município de Tartarugalzinho, pois nós só vemos a necessidade desse serviço, quando ele falta. Por isso, o Governo do Amapá, por meio da SDC, fez esse convênio para ajudar os municípios com esse gargalo que é o lixo, mas que gera emprego e renda quando feito seu descarte certo", finalizou o secretário de Cidades, Bruno Santos Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!