Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha vai potencializar produção de mel no Amapá

Nova estrutura terá capacidade de beneficiar cerca de 80 toneladas de mel anualmente.

Por Weverton Façanha
11/04/2023 20h30

Ao todo, 100 famílias produtoras de nove comunidades rurais vão ser beneficiadas

No Amapá, existem mais de 50 espécies de abelhas e pelo menos 10 são eficientes para a produção de mel de alta qualidade, o que já desperta o interesse do mercado internacional. É para impulsionar esse potencial e gerar mais renda para a população que o Governo do Estado vai entregar a Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha, na comunidade de Mel da Pedreira, na zona rural de Macapá.

Ao todo, 100 famílias produtoras de nove comunidades rurais vão ser beneficiadas. Atualmente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) finaliza a aquisição de equipamentos e os trâmites administrativos para a entrega oficial do espaço, prevista para este semestre. Nesta terça-feira, 11, técnicos da pasta inspecionaram o local.

A nova estrutura terá capacidade de beneficiar cerca de 80 toneladas de mel anualmente e vai conferir certificação ao produto, o que assegura maior validade e a sustentabilidade na produção, tornando o item mais atrativo para os consumidores nacionais e internacionais, como explica o técnico em meliponicultora Eliseu Cirilo.

“Poderemos agregar valor de mercado no mel beneficiado. Atualmente, vendemos o litro a R$ 120, mas não suprimos as demandas locais e, mesmo assim, já temos interesse de países europeus. Com essa unidade, teremos a chance de expandir muito nosso mercado”, informou.

Os investimentos na construção e na aquisição de equipamentos são de cerca de R$ 650 mil do Tesouro Estadual e de emenda parlamentar do deputado Jesus Pontes. A Unidade de Beneficiamento inclui a compra de 600 caixas para colmeias.

De acordo com o gestor da SDR, Kelson Vaz, que integrou a equipe durante a inspeção, o objetivo é tornar a comunidade uma referência dentro da agricultura familiar.

"A localidade apresenta vocações diversas na agricultura familiar e a produção de mel será uma referência dentro do estado. Para entregar oficialmente o prédio à comunidade, estamos aguardando somente a chegada de um equipamento de embalagem de sachê, que é feito sob encomenda", explicou Vaz.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!