Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Foram 6 horas de viagem para estar aqui', diz extrativista na 1ª audiência pública do Plano Estadual da Segurança

Elisângela Santos representou as mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cajari, comunidade de Mazagão.

Por Marcelle Corrêa
12/04/2023 16h27

Elisângela Santos deu voz as mulheres ribeirinhas e extrativas do Rio Cajari

Sair de casa durante a madrugada e enfrentar 6 horas de viagem em uma pequena embarcação para poder chegar ao município de Mazagão e ter a oportunidade de debater e propor melhorias para a segurança da comunidade em que vive, foi o que fez Elisângela Santos.

"Foram 6 horas de viagem para estar aqui. Represento as ribeirinhas e extrativistas do Baixo Cajari e vim mostrar a nossa realidade. Segurança Pública é um assunto muito relevante, pois moramos distante do centro da cidade e precisamos muito de projetos para fortalecer e melhorar a qualidade de vida das nossas regiões", destacou Elisângela.

Ela é moradora da Reserva Extrativista do Rio Cajari, em Mazagão, e representou as mulheres da sua localidade na primeira audiência pública que vai nortear a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

O evento, promovido pelo Governo do Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), aconteceu nesta quarta-feira, 12, no Fórum da Comarca de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá.

No encontro desta quarta, estiveram representantes de vários segmentos sociais como: entidades ligadas ao bem-estar das mulheres, a assistência social, a assuntos religiosos, forças de segurança e a população em geral.

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Reyner, explica que as audiências públicas serão realizadas nos 16 municípios do estado e são a base da fase de diagnóstico do planejamento estratégico que vão definir as ações e metas de curto, médio e longo prazo dos órgãos de segurança até 2030.

O gestor reforça ainda que a participação da população é fundamental para que se chegue a melhor análise possivel para traçar o Plano Estadual e politicas públicas efetivas que possam contribuir no dia a dia da população de cada município.

"Este é um momento de aproximação entre os entes públicos e a sociedade civil em seus vários segmentos. É uma audiência pública mesmo, onde todos estão convidados a participar. Daremos prioridade para que essas pessoas participem para que, assim a gente possa angariar a maior quantidade de informações para que sejam implementadas as políticas de segurança da forma mais otimizada possível", explicou o gestor.

Expectativas do projeto
Na finalização do projeto, previsto para o segundo semestre deste ano, a meta é construir o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que deve vigorar até 2030 e o Planejamento Estratégico da Sejusp.

De acordo com o coordenador do projeto e professor da Unifap, Allan Jasper Mendes, este é o momento de ouvir a população e logo após as audiências, a equipe da instituição realizará o treinamento dos representantes da segurança pública para que as metas definidas sejam alcançadas.

"Essa é uma oportunidade de transformar. As pessoas podem participar das audiências e clamar pelo seu anseio, informar qual problema está vivenciando para que, o aparato estatal da segurança pública se movimente por meio do planejamento estratégico e, assim consigamos, enquanto Estado fazer as mudanças necessárias para prestar um serviço melhor para a população", disse Jasper.

Audiências Públicas
As audiências acontecerão até o mês de junho contemplando os 16 municípios do Amapá. Para fazer parte do encontro, o cidadão pode preencher o formulário digital de credenciamento solicitando a participação.

Confira o cronograma:

  • Oiapoque - 20 de abril
  • Laranjal do Jari e Vitória do Jari - 23 a 27 de abril
  • Amapá e Calçoene - 2 a 5 de maio
  • Cutias - 7 a 10 de maio
  • Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio - 7 a 11 de maio
  • Porto Grande e Ferreira Gomes - 16 a 19 de maio
  • Itaubal - 22 a 24 de maio
  • Tartarugalzinho e Pracuúba  - 22 a 25 de maio
  • Santana - 31 de maio
  • Macapá - 6 de junho

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!