Normas de licenciamento ambiental acompanham a expansão do setor energético no Amapá
Atividade econômica está contemplada nos Termos de Referência que direcionam as licenças ambientais para vários segmentos.
No Amazonas, equipe da Sema, conhece mais sobre licenciamento de termelétricas.
Nos últimos anos, o Amapá tem passado por uma transformação no setor energético, com investimentos significativos em modernização e expansão da capacidade de gerar e distribuir energia. Todo esse crescimento deve ser acompanhado por normas de proteção ambiental, por isso, a atividade econômica é uma das contempladas pelos Termos de Referência disponibilizados pelo Governo do Amapá para Consulta Pública que foi prorrogada até segunda-feira, 24.
São 26 documentos elaborados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com suporte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para ampliar a segurança jurídica e tornar o processo de licenciamento mais prático e eficiente. É fundamental que a sociedade participe desse processo, dando sua contribuição para aprimorar os documentos e garantir que o licenciamento seja conduzido de forma adequada e responsável.
PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA AQUI
No setor energético, o licenciamento ambiental é especialmente importante, uma vez que os empreendimentos dessa área, como usinas hidrelétricas, podem causar impactos significativos ao meio ambiente.
Os termos que fazem referência ao setor energético, são:
- Obras para linha de transmissão até 230 kV
- Obras para linha de transmissão acima de 230 kV
- Obras de subestação de energia até 230 kV
- Barragem de Contenção de Rejeitos e Resíduos
- Aterro sanitário controlado
Benefícios
O avanço do setor energético traz benefícios para o estado, como a redução da dependência de energia importada, a melhoria da qualidade do fornecimento e a redução dos custos para os consumidores. Além disso, a expansão da capacidade de geração de energia é fundamental para atender às demandas de novos empreendimentos e impulsionar o crescimento econômico.
A reorganização do processo de licenciamento ambiental, com a elaboração padronizada dos Termos de Referência pela Sema, oferece uma oportunidade para que os projetos sejam aprimorados, tornando-os mais sustentáveis e responsáveis.
É fundamental que a sociedade participe da Consulta Pública, dando sua contribuição para aprimorar os documentos e garantir que o licenciamento seja conduzido de forma adequada e responsável.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!