Governo do Amapá conscientiza crianças e adolescentes sobre educação fiscal e conscientização tributária
Objetivo é que os estudantes tenham o conhecimento sobre a importância dos tributos no desenvolvimento das políticas públicas.
Evento reuniu autoridades, estudantes e gestores escolares da rede estadual, auditores e fiscais de tributos da Sefaz
Os tributos pagos pelo cidadão asseguram que o poder público implemente políticas de educação, saúde, segurança pública e muitas outras áreas importantes para o desenvolvimento. Para despertar na sociedade a consciência tributária, o Governo do Amapá promoveu na última quinta-feira, 18, ações educativas voltadas às crianças e adolescentes que podem compartilhar o que aprendem com a família e os amigos.
A ação do Dia de Sensibilização do Programa de Educação Fiscal foi coordenada pela Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento aconteceu no auditório do Museu Sacaca e reuniu autoridades, estudantes e gestores escolares da rede estadual, auditores e fiscais de tributos da Sefaz.
O vice-governador e economista, Teles Júnior, participou da ação e considera o programa importante para que a sociedade compreenda como funciona a arrecadação tributária e o orçamento público.
“São os tributos que vão garantir as políticas públicas, principalmente para as pessoas que mais precisam. Essa compreensão por parte da população do que é o orçamento público e de que forma isso influencia em cada um de nós, como colocar o estudante em sala de aula, que vai refletir na prática da cidadania e a pensar também na justiça tributária”, frisou o vice-governador.
A programação contou com a exibição de vídeos das ações da Sefaz, apresentação de estudantes que já foram premiados pelo programa e com a palestra “Sensibilização para a Cidadania Fiscal”, realizada pelo fiscal de tributos da Sefaz, Marcone Arruda.
A estudante Helen Oliveira, 15 anos, venceu o último concurso e destacou que participar do programa foi um divisor de águas para entender a importância do pagamento dos impostos e da fiscalização.
“Temos consciência que precisamos pagar nossos impostos, mas as pessoas têm um conhecimento muito básico sobre para que servem. Elas não sabem o motivo e nem os benefícios. Agora eu posso falar para outras pessoas, conscientizar e fazer minha parte sobre a educação fiscal”, considerou a estudante.
Grupo Educação Fiscal
O Grupo Educação Fiscal é quem coordena o Programa de Educação Fiscal, realizado há mais de 24 anos nas escolas da rede estadual. A proposta é apresentar aos estudantes a necessidade da arrecadação tributária e sua destinação, bem como a sua função social para o bem-estar da população e para o despertar da prática da cidadania.
“O objetivo do grupo é conscientizar o cidadão sobre a importância do pagamento do tributo, mas, ao mesmo tempo, destacar como é indispensável este recurso voltar em forma de benefício social, como escola, segurança, saúde. Também buscamos mostrar que os serviços prestados pelo Estado devem ter qualidade e que isso é custeado com os impostos”, finalizou a coordenadora do Programa, Simei Lima.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!