Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá entrega mais de 200 quimonos e materiais esportivos para alunos de projeto social da Polícia Civil

O governador Clécio Luís, destacou o investimento de R$ 40 mil, como reconhecimento da importância transformadora do projeto.

Por Worchiely Costa
17/06/2023 17h00

Mais de 1,5 mil alunos participam do projeto que tem polos espalhados pelo AmapáMais de 1,5 mil alunos participam do projeto que tem polos espalhados pelo Amapá

Acreditando no fortalecimento social através do esporte, o governador do Amapá, Clécio Luís, entregou na manhã deste sábado, 17, mais de 200 quimonos (judogis) e materiais esportivos a alunos do Projeto Social Esporte é Segurança, Descoberta de Talentos. O evento ocorreu no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá.

"Esse projeto existe desde 2007, e vem dando frutos, dando resultados. Dele, agora já irão sair 10 atletas, apoiados pelo Governo do Estado, para competir em nível nacional. Então todo esse engajamento precisa ser fortalecido. A entrega destes quimonos é justamente o reconhecimento da Polícia Civil do Amapá, meu e do Governo, sobre a importância do Projeto Esporte é Segurança Descoberta de Talentos", salientou o governador Clécio Luís.

Os uniformes foram adquiridos através de recursos da Polícia Civil, no valor de R$ 40 mil, e vão atender de imediato 230 alunos das turmas de judô, kids, adultos e terceira idade, atendidos pelo projeto. Gente como o Ícaro Ribeiro, de 15 anos, que vê no judô a esperança de um futuro melhor.

"Eu já estou há 4 anos no projeto. O judô acrescentou muito para a minha formação como pessoa. Disciplina, respeito e foco na busca por um propósito de vida foram ensinamento que aprendi com meu Sensei, meu professor. É essa filosofia que transforma e tira muitas crianças e jovens do caminho da criminalidade", afirmou Ícaro.

O projeto, idealizado e coordenado pelo agente de Polícia Civil e mestre de Judô, Antonio Viana, surgiu para contribuir na formação dos valores e inclusão social de crianças, jovens e adultos, por meio do esporte, os deixando menos vulneráveis à criminalidade.

As aulas de judô, e nos últimos anos de jiu-jitsu e musical, de flauta doce, na Região Metropolitana do estado, acontecem no Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) do Novo Horizonte, Macapaba, Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral e no 4º Batalhão da Polícia Militar em Santana.

Esporte como ferramenta de transformação
Atualmente o Projeto Social Esporte é Segurança, Descoberta de Talentos, atende 1.560 alunos. Em 16 anos de existência, já transformou a vida de muitos jovens e colecionou muitas histórias.

Além de Macapá e Santana, os polos sociais estão nos municípios de Mazagão, Porto Grande e Oiapoque. Desbravando fronteiras a iniciativa também já chegou ao Afuá, Paragominas e Santa Maria do Pará.

Os treinos são comandados por 47 professores, atletas faixas preta, marrom e coral de judô, formados no projeto. É o caso da Sâmila Rebeca, que iniciou aos 10 anos de idade no projeto e representa o Amapá em competições nacionais, como jogos escolares, jogos universitários e seletiva olímpica.

"O esporte abriu muitas portas na minha vida, através do judô eu tive a oportunidade de conhecer outros estados e culturas. Além disso, através do judô aprendi sobre respeito e hierarquia, além da disciplina na conquista dos meus objetivos. Sou formada em educação física pela Universidade Federal do Amapá e quero continuar transferindo para outras pessoas tudo de bom que o esporte é capaz de oferecer", afirmou Sâmila Rebeca.

São histórias de superação que comprovam que investir em projetos como: Esporte é Segurança, Descoberta de Talentos, idealizado e coordenado pelo policial civil e mestre, Antônio Viana, gera impactos positivos na saúde, educação e combate à criminalidade.

"A Polícia Judiciária trabalha com a captura, a prisão de quem comete atos ilícitos, e esse projeto foca na prevenção, regatando crianças e adolescentes, valorizando também a melhor idade que contribuiu muito com a sociedade. Então essa iniciativa busca transformar o cidadão em algo melhor, com a inclusão e interação com todos", afirmou Cezar Augusto Vieira, delegado geral da Polícia Civil.

Secretários de Estado e representantes de órgãos da segurança pública, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Ministério Público Estadual (MPE), apoiadores e familiares de alunos do projeto, também estiveram presentes no evento. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!