Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com apoio da Suframa, Governo do Amapá criará Parque de Inovação Tecnológica e HUB de Inovação para potencializar novos negócios

Além de instituir os grupos de trabalho, o governador Clécio Luís assinou termo de cooperação técnica com startup para aprimorar obras públicas.

Por Fabiana Figueiredo
23/06/2023 07h00

Projetos vão impulsionar novos negócios no Amapá

Nesta quinta-feira, 22, o governador do Amapá, Clécio Luís, e o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), João Bosco Saraiva, deram início a dois projetos que buscam potencializar novos negócios que querem fazer a diferença no estado. Foi criado o grupo de trabalho para planejar o Parque de Inovação Tecnológica e o Hub de Inovação do Amapá.

O Governo também formalizou um Termo de Cooperação Técnica com a startup Orçafascio, que vai compartilhar inovação para aprimorar projetos e execução de obras públicas.

As assinaturas do decreto de criação do GT e da cooperação ocorreram no Palácio do Setentrião, na presença de estudantes, representantes de empresas inovadoras e de instituições de ensino e pesquisa. O evento, chamado de "Inova Amapá", indica que o investimento nesse setor é uma das apostas para impulsionar o crescimento do estado.

"Estamos vivendo um momento dramático da economia amapaense. Por isso que as iniciativas de inovação são as mais viáveis para o desenvolvimento de curto e médio prazo, porque elas mesmas desenvolveram, com pouca ajuda, um ecossistema engajado. Cabe a nós apoiá-las. Esses dois projetos vão se consolidar como uma das grandes matrizes econômicas do Amapá, conjugando desenvolvimento, com preservação do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida de quem mora aqui", pontuou o governador Clécio Luís.

O superintendente da Suframa visita o Amapá junto a equipe técnica da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). João Bosco Saraiva ressaltou que a autarquia apoia a criação dos projetos para impulsionar a transformação na região por meio de inovação.

"Nossos estados da Amazônia são motores para o Brasil, a partir de medidas como estas que estão acontecendo aqui com o Parque Tecnológico e a HUB de inovação, que impulsionam o desenvolvimento. É por isso que estaremos juntos nesses projetos, com o compromisso de buscar recursos para torná-los realidade e, assim, para que o emprego fique aqui e o nosso povo fique feliz", destacou o superintendente da Zona Franca de Manaus.

As novidades foram celebradas por instituições como a Associação Amapaense de Tecnologia da Informação (Amapatec).

"Na minha opinião, o Amapá é um dos estados mais inovadores. Temos startups de sucesso, milionárias. Hoje é um dia histórico e emocionante para nós que estamos nessa batalha", declarou Lindomar Ferreira, que é fundador da Proesc.com, membro da comunidade Tucuju Valley e membro da Amapatec.

Projetos
A criação do Parque de Inovação Tecnológica quer fomentar o empreendedorismo, dando oportunidade para empresas transformarem pesquisas em produtos ou serviços, aproximando o que é produzido nas universidades, centros de pesquisas e escolas e as empresas do setor produtivo.

Com o propósito de aproximar as startups, pesquisadores e investidores para encurtar caminhos, combater a burocracia e a falta de acesso a informação é que será idealizado o Hub de Inovação. O local terá estrutura de laboratórios e recursos para experimentação e a construção de protótipos.

“Com o Parque Tecnológico queremos aproximar a pesquisa das indústrias e empresas. O HUB de inovação é para que as startups tenham um local para conversar com outros empreendedores. Com essas iniciativas, queremos fazer com que o Estado se desenvolva a partir da inovação, da tecnologia, e que a pesquisa seja direcionada para gerar negócios e empregos para a população do Amapá”, afirmou o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros.

Cooperação
O termo assinado foi formalizado entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e a empresa OrçaFascio, para aprimorar a elaboração de projetos e a gestão eficiente dos recursos aplicados em obras públicas.

"Ninguém cresce sozinho. E o governo precisa estar antenado. Nós iremos dar todas as condições para apoiar as iniciativas do que for necessário para desenvolver esse estado. A tecnologia é o caminho para diminuir as desigualdades", declarou o diretor-presidente do Prodap, Cirilo Simões Filho.

O acordo vai possibilitar o fornecimento, de forma temporária, de licenças do software e treinamento para órgãos e secretarias do Estado, podendo inserir a plataforma na administração pública.

A OrçaFascio é uma startup que nasceu no Amapá há cerca de 11 anos e se tornou a maior plataforma de orçamentos de obras da construção civil no país.

"A gente já conseguiu fazer muitas coisas. Apesar de que eu tive que sair daqui e ir para São Paulo, sempre que o Amapá precisa, estamos aqui para ajudar porque pensamos muito no desenvolvimento do estado. Temos a tecnologia pra isso. É um prazer ajudar no desenvolvimento do estado e das startups", comentou o CEO da OrçaFascio, Antonio Fascio.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!