Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Me sinto honrada em defender os Bombeiros do Amapá', celebra militar medalha de prata em competição de técnicas operacionais na Paraíba

Major Lívia subiu ao pódio no torneio Bombeiro de Aço, que reúne militares de várias corporações do país.

Por Marcelle Corrêa
21/08/2023 06h58

Major Lívia durante uma das provas da competição nacional, que contou com equipes de oito estados

O Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), esteve muito bem representado na competição de técnicas operacionais "Bombeiro de Aço”, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. A major Lívia Nascimento, disputou de igual para igual, contra homens e mulheres de várias corporações do Brasil, provas de força técnica e, principalmente, mental, para garantir a medalha de prata.

Além do Amapá, o torneio nacional reuniu mais de 90 bombeiros dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Bahia, Ceará, Pará e Distrito Federal. As provas aconteceram na quinta-feira, 17.  

Para subir ao pódio, a major Lívia enfrentou um circuito operacional dividido em quatro fases com obstáculos que simulam atividades inerentes à profissão do bombeiro militar. Outros três bombeiros também fizeram parte da equipe amapaense, batizada no evento de "Inoxidáveis". O comandante do Corpo de Bombeiros do Ampá, coronel Alexandre Veríssimo acompanhou o grupo.  

"Agradeço a autorização e apoio do Governo do Estado e do Comando Geral do CBM que permitiu o nosso deslocamento e participação no evento. Confesso, com muita humildade, que não almejávamos o pódio, mas tive a grata satisfação de fazer um bom tempo. Eu me sinto honrada em ter dado projeção à bandeira dos Bombeiros do Amapá e à bandeira do nosso estado na competição", enfatizou a medalhista major Lívia.

Agora o grupo se prepara para a próxima etapa do Bombeiro de Aço, uma das mais esperadas, que ocorrerá na programação da 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

"Essa é uma competição de extrema importância para os bombeiros militares, pois trabalha várias aptidões e habilidades através do esporte é uma competição saudável. Nossa meta, após essa posição de destaque, é fomentar eventos como este aqui no Amapá, trazendo outras tropas para o nosso estado. Agora é trabalhar com a equipe para representar bem nossa corporação no Senabom. Este é nosso objetivo", disse confiante a militar. 

Bombeiro de Aço

A competição, que acontece com etapas em vários estados do Brasil, tem o objetivo de estimular a aptidão dos militares e mostrar ao público a força da profissão dos bombeiros demonstrando o trabalho de treinamento e aperfeiçoamento na execução das técnicas utilizadas no cotidiano do serviço operacional.

O bombeiro-competidor inicia a prova vestindo o equipamento de proteção individual (EPI) e o equipamento de proteção respiratória (EPR), vestimenta específica para situações de incêndio. Na próxima fase, o bombeiro realiza as etapas que exigem a capacidade física do combate a incêndio, simulando a realidade do que acontece em uma ocorrência.

Nesta etapa são realizadas uma série de tarefas como, subir uma escadaria de um prédio de quatro andares carregando mangueira, executando um arrombamento de estrutura, combatendo um incêndio e resgatando uma vítima, representada por um boneco de 80 quilos por 30 metros. Ganha quem realizar todas as fases no menor espaço de tempo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!