Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Clécio Luís e representantes do Ministério Público vistoriam obras de finalização do Hospital de Porto Grande

Atualmente, está sendo definida a organização social que irá administrar o espaço. Estrutura vai oferecer serviços de urgência e emergência, adulto e pediátrico.

Por Fabiana Figueiredo
01/09/2023 20h46

Novo hospital poderá atender demandas de nove dos 16 municípios

O governador, Clécio Luís, e representantes do Ministério Público do Estado realizaram uma vistoria nas obras de finalização do Hospital Regional de Porto Grande.

Os trabalhos para construir o hospital iniciaram em 2018, com mais de R$ 11 milhões em recursos previstos em um acordo de compensação pelos impactos ao meio ambiente gerados com a instalação da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari, que banha o município. A obra teve a primeira etapa concluída, que será organizada para realizar os atendimentos.

"Estamos na fase de credenciamento das organizações sociais para administrar o espaço, onde também nossos servidores serão acolhidos. Ainda este ano, queremos abrir as portas do Hospital de Porto Grande", afirmou o governador.

A vistoria foi acompanhada pelos procuradores Ivana Cei e Joel Chaves, pelo promotor Benjamin Lax, pelo prefeito, José Maria Bessa, e equipes técnicas do Governo.

"Fiquei impressionada com a estrutura que encontramos aqui e com a gestão dessa obra", comentou a procuradora de Justiça Ivana Cei.

A previsão é que o hospital funcione, inicialmente, com 34 leitos para internação clínica e cirúrgica, observação, recuperação e estabilização. A unidade vai funcionar com serviços de urgência e emergência, adulto e pediátrico, com observação dos pacientes, consultas ambulatoriais, e centro cirúrgico para cirurgias ambulatoriais e de pequeno porte.

O planejamento de abertura do hospital é realizado em conjunto pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Infraestrutura (Seinf), sob gerência da Fundação de Saúde do Amapá. Em uma segunda etapa, que já foi iniciada, os demais serviços serão contemplados.

"Com a regionalização da saúde, a gente traz para essa região a possibilidade de resolver algumas necessidades de atenção à saúde, como cirurgias de pequeno porte, e urgência e emergência. Com essa inauguração, a gente abrange nove dos 16 municípios", comentou a presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!