Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 500 estudantes do distrito de Santo Antônio da Pedreira celebram os 80 anos do Amapá em desfile

Nove escolas estaduais participaram do desfile estudantil na sexta-feira, 15.

Por Leo Nilo
16/09/2023 07h30

A passeata reuniu a comunidade de nove escolas estaduais

Em comemoração aos 80 anos do Amapá, mais de 500 estudantes participaram de um desfile cívico no distrito de Santo Antônio da Pedreira na sexta-feira, 15. Este foi o terceiro evento realizado pelo Governo do Amapá, e encerrou em grande estilo a programação da Semana da Pátria, iniciada no dia 7 de setembro.

A passeata reuniu a comunidade de nove escolas estaduais e contou com mensagens e reflexões sobre a identidade e a história do estado. O desfile iniciou com a apresentação de moradores pioneiros da comunidade, como Otacilio Santos, que nasceu no mesmo ano em que o território do Amapá foi criado.

"O Amapá significa tudo pra mim, sou filho dessa terra como meus pais e avós. Quero que o Amapá continue crescendo e evoluindo, e tenho muito orgulho de poder acompanhar essa história desde o início", contou emocionado, o morador.

O tema do desfile de Santo Antônio da Pedreira foi "Crianças são o futuro, jovens nosso presente; Adultos são heranças e educação nossa esperança". A escolha da temática reforça o potencial transformador da educação.

"Este é um momento para celebrar e refletir sobre a identidade amapaense. Mais que um desfile, esse é um momento de aprendizado. Agradeço a todos que celebraram conosco esses 80 anos”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Além das escolas estaduais, o desfile teve a participação da banda marcial do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que embalou todas as apresentações.

Também participaram representantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que realizam trabalhos de extensão no distrito.

Cada pelotão trouxe uma homenagem. Os estudantes falaram das etnias indígenas, dos negros, marabaixo, moradores que ajudaram a construir a região de Santo Antônio da Pedreira, além de reforçar direitos e deveres dos cidadãos.

Para a estudante Joele Sousa, de 14 anos, se apresentar no desfile é uma sensação indescritível. Acompanhada dos colegas da Escola Estadual Pedro Alcântara, ela representou na avenida a valorização do marabaixo e da capoeira.

"Acho legal participar, ver as escolas e conhecer as culturas. Estou nervosa pra ver como as pessoas vão reagir, mas fico feliz de representar a minha escola e mostrar pra comunidade a nossa identidade. Acho importante celebrar a história do Amapá, pra gente lembrar o quanto lutamos pra chegar até hoje", contou a estudante.

Confira como foi o desfile em Santo Antônio da Pedreira:

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!