Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá celebra o Setembro Azul com 5º Torneio Amapaense de Futsal dos Surdos, em Macapá

Competição pelo mês da visibilidade surda foi disputada por 8 equipes, no sábado, 23, na Unifap.

Por Da Redação
25/09/2023 07h03

Jogos reuniram atletas surdos e não surdos, promovendo a integração, inclusão e o combate a discriminação

Como parte das celebrações do Setembro Azul, mês da visibilidade surda que marca as lutas e conquistas dos deficientes auditivos, o Governo do Amapá promoveu em parceria com o Centro de Atendimento ao Surdo do Amapá (CAS-AP), no sábado, 23, o 5º Torneio Amapaense de Futsal dos Surdos - Antônio Braga Júnior, que foi disputada na quadra de esportes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá.

A competição, coordenada pela Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), que reuniu oito equipes, sendo cinco masculinas e três femininas e recebe o nome de Antônio Braga Júnior, em homenagem ao representante das causas dos surdos no estado que faleceu durante a pandemia da Covid-19, também destaca a importância da conscientização pela inclusão através do esporte.

A cerimônia de abertura do torneio contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que além de explicarem as regras, também traduziram o hino nacional e a canção do Amapá, emocionando atletas surdos e ouvintes, além de familiares.

No futsal inclusivo, além dos tradicionais apitos para marcar pontos e faltas, os árbitros também utilizam bandeiras vermelhas que sinalizam quando os atletas devem avançar ou recuar, de acordo com cada jogada.

Segundo Haylan Amanajás Abreu, gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, o objetivo de confraternizar e levar o esporte ao alcance de todos foi atingido. “Entregamos troféus para os campeões, tanto no masculino quanto feminino, observamos grandes talentos no esporte. O mais importante é que a comunidade surda possa interagir e se divertir. No primeiro jogo reunimos atletas de diferentes idades como crianças e adolescentes, que juntos fizeram uma grande partida, deram muitas risadas e isso é uma grande recompensa”, destacou.

A empreendedora Mirelle do Nascimento tem dois surdos na família, o filho Pedro Aurélio e o primo Flávio Vinicius. Ela conta que com incentivo do CAS-AP está estudando libras e já consegue ver avanços na comunicação com os familiares.

“Eu estou aprendendo cada vez mais a língua dos sinais, antigamente era mais por gestos aleatórios que eles se confundiam. O evento de hoje nos deixa muito feliz pela oportunidade, pois os dois gostam muito de jogar futebol, e é algo muito importante para a vida deles”, disse Mirelle. 

O atleta Pedro Aurélio, contou através de intérprete que ficou feliz com o torneio. “Esses jogos são muito esperados por nós, queria pedir para o CAS e a Sedel se juntarem para realizar outros campeonatos, não só em setembro. Nós vamos treinar mais, realmente adoramos estar aqui e ter a felicidade de jogar com outros atletas, sendo surdos ou não. Muito obrigado por esse momento e que Deus abençoe a todos”, comemorou.

Os jogos fazem parte da programação do CAS-AP, que realizou no início do mês, o show de talentos e que nesta terça-feira, 26, fará uma ação de saúde e beleza com manicures e cabeleireiros para atender mulheres surdas de forma gratuita na sede do Centro, na Avenida Cora de Carvalho, esquina com Rua Santos Dumont. 

A programação do Setembro Azul encerrará na sexta-feira, 29, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá (Sinsepeap), com um dia de lazer para as famílias dos surdos, que terá gincanas, jogos, contação de histórias e muito mais.

A diretora do Centro de Atendimento ao Surdo, Nelma Santos, destacou o comprometimento da equipe técnica da Sedel e da Unifap, na condução do evento, ressaltando a importância para que todos continuem a incentivar as atividades esportivas elevando a condição pessoal de cada um.

“O mês de setembro é marcado pelo contexto histórico da comunidade surda, pois eles já enfrentaram barreiras, dificuldades, alguns ainda continuam enfrentando, mas devemos celebrar as conquistas. O nosso Setembro Azul está completo com programação que inclui esporte, lazer, beleza, arte, fazendo com que as famílias dos surdos possam se sentir valorizadas”, pontuou a diretora. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!