Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá anuncia reforço tecnológico e mais de 4 mil agentes para segurança da 52ª Expofeira

Videomonitoramento com reconhecimento facial e drones fazem parte da estratégia de proteção durante o evento.

Por Marcelle Corrêa
25/09/2023 13h57

Plano estratégico de segurança pública foi apresentado nesta segunda-feira, 25, na Central da Expofeira

O Governo do Amapá apresentou nesta segunda-feira, 25, o Plano Estratégico de Segurança Pública para os 10 dias da 52ª Expofeira, que começa na próxima sexta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
 
Mais de 4,6 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Científica, serão utilizados durante o evento, com média diária de 467 integrantes das forças de segurança, que atuarão em todos os períodos. Também serão empregadas 320 viaturas. 

O governador, Clécio Luís destacou a importância da atuação dos agentes públicos de defesa do estado para garantir a total segurança dos cidadãos em todas as áreas, durante a programação.
 
"Nós queremos as famílias do Amapá aqui [Parque de Exposições da Fazendinha], homens e mulheres que venham com a certeza e o sentimento que vão estar em um ambiente seguro, para curtir, se divertir, trabalhar, fazer negócios e explorar tudo o que a Expofeira vai oferecer nos 10 dias de evento”, enfatizou o governador. 


A segurança dos participantes e visitantes na Expofeira acontecerá nas mais diversas modalidades de policiamento: aéreo, a pé e veicular, com monitoramento tecnológico, além de atividades periciais, socorro e de resgate.
  
Tecnologia
Uma das novidades do esquema de segurança para a Expofeira do Amapá, que volta acontecer este ano, são os aparatos tecnológicos como o videomonitoramento com reconhecimento facial e o uso de drones para patrulhamento e controle de tráfego.
 
Os equipamentos serão operados através do ônibus de videomonitoramento da Polícia Militar e pela Coordenadoria de Monitoramento Eletrônico (CME) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O trabalho contará também como apoio de uma empresa privada. Todo o processamento de informações será feito no Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, montado dentro do Parque de Exposições da Fazendinha.
 
“Vamos fazer um verdadeiro ‘Big Brother’ desde a entrada até a saída da Expofeira. Vão ser câmeras com reconhecimento facial, para que qualquer pessoa, que não esteja com seu direito de ir e vir apto, seja identificada. Nós queremos ter o controle de quem vai estar no evento”, destacou o governador.
 
Os equipamentos atuam com informações em tempo real que serão repassadas aos agentes de segurança sobre possíveis infratores, foragidos da Justiça e apenados que usam tornozeleira eletrônica, em horário fora do estabelecido pela Lei, como pontuou o secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Reyner.
 
“Essas tecnologias ajudarão a identificar criminosos. Caso entrem no ambiente da Expofeira será gerado um alerta e os diversos atores da segurança pública se encaminharão até o local, onde o suspeito estiver, para fazer a abordagem. Assim também acontecerá com o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas. Qualquer pessoa que vier a expofeira, que esteja sendo monitorada, será abordada”, garantiu Reyner. 

Serviços de segurança

Dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, além do monitoramento eletrônico, também estarão presentes outras forças da segurança pública.

A Polícia Civil (PC), que trabalhará com registros e atendimentos de ocorrências de eventuais crimes de menor potencial ofensivo. Os casos mais graves serão deslocados imediatamente até o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), mais próximo.
 
Iapen, além do monitoramento das tornozeleiras, também disponibilizará o caminhão-cela, onde possíveis infratores aguardarão para serem encaminhados às unidades da PC.
 
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terão ambulâncias e profissionais em pontos estratégicos, para os atendimentos de saúde e de emergência. 

O CBM também ofertará serviços de prevenção e combate a sinistros, principalmente entre os vendedores ambulantes que utilizam botijão de gás. A atuação seguirá com atendimentos de socorro de urgência e emergência, salvamento, segurança contra incêndio e pânico, além de bombeiros trabalhando como observadores de risco entre o público. 

A Polícia Científica garantirá a realização de perícias, exames de lesão corporal e trabalho de papiloscopia. 

Policiamento nos municípios

De acordo com a Sejusp, mesmo com um efetivo grande empregado na 52ª Expofeira, a segurança dos 16 municípios do estado não será prejudicada.
 
“Nós manteremos o policiamento normal nos municípios e em todos os batalhões da PM nos bairros, principalmente de Macapá, com reforço das operações Hórus e Paz. Então, a segurança da população estará totalmente garantida também fora do ambiente da Expofeira”, informou Paulo Reyner.
 
O planejamento estratégico do esquema de segurança para a 52ª Expofeira do Amapá foi realizada em conjunto pela Sejusp, PM, PC, Corpo de Bombeiros, Iapen, Polícia Científica, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Amapá, Secretaria de Transportes, Samu, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Juizado da Infância e Juventude, Guarda Civil de Macapá (GCM) e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!