Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

“Dia D” de combate ao Aedes visita mais de 600 casas em Santana

Em oito foi feito tratamento com larvicida e em seis detectadas possível infestação.

Por Redação
31/08/2016 10h12

A ação de combate ao mosquito foi acompanhada pelo coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso.A ação de combate ao mosquito foi acompanhada pelo coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso.

O bairro Nova União, em Santana, recebeu nesta quarta-feira, 31, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento foi coordenado pela Sala Estadual de Situação, criada para reunir estratégias de combate e controle do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

A escolha do bairro foi devido a alteração no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Liraa), realizado em julho deste ano.

“Detectamos um aumento no último Liraa realizado aqui em Santana, por isso estamos concentrando a atuação para tentar diminuir esse índice, com ações voltadas para conscientizar, eliminar e fazer o tratamento nas residências”, enfatizou o capitão Prado, da Defesa Civil que compõe a Sala de situação do Estado.

A ação teve a participação de 78 pessoas, entre civis e militares. Foram visitadas 638 residências, distribuídas em 13 quadras. Dessas, em oito houve a necessidade de tratamento com larvicida e em outras seis foi detectada uma possível infestação da larva do mosquito.

A moradora Tereza Calandrini, residente no bairro há 20 anos, e abriu sua residência para a ação. “Tem vizinho que não abre a porta para equipe poder fazer a vistoria, e isso pode causar risco para todos nós. É um benefício para a nossa saúde e as portas da minha casa estarão sempre abertas”, ressaltou.

A ação de combate ao mosquito foi acompanhada pelo coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso. Segundo ele, é um desafio grande manter a mobilização constante.

“O Ministério da Saúde tem buscado visitar os Estados e manter essa parceria forte entre a Sala nacional e as Salas estaduais para que essas ações se mantenham constantes no segundo semestre no período de estiagem”, explicou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: