Governo do Amapá anuncia pré-matrícula prioritária para estudantes com deficiência ou necessidades específicas em 2024
Além desta medida, as escolas de tempo integral do ensino fundamental também terão um novo cronograma.
A medida foi anunciada em uma reunião com representantes dos municípios de Macapá e Santana
O Governo do Estado apresenta novidades no cronograma de matrícula da Chamada Escolar de 2024. A principal medida anunciada é que, a partir de agora, estudantes com deficiência ou com necessidades específicas poderão realizar a pré-matrícula antes do certame geral.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu nesta quarta-feira, 11, com representantes dos municípios de Macapá e Santana para tratar do planejamento e execução do cronograma.
Além da pré-matrícula prioritária para este público, outra novidade é que as turmas de ensino fundamental das Escolas de Tempo Integral passarão a realizar o certame no mesmo período em que as turmas de ensino médio deste grupo de instituições de ensino.
As medidas anunciadas fazem parte da preparação para o início da Chamada Escolar 2024, que acontece de 23 de outubro a 23 de novembro de 2023. A chamada é a primeira etapa para a matrícula em todas as escolas amapaenses e terá seu edital completo divulgado na próxima semana.
Para a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Arnanda Oliveira, a pré-matrícula prioritária para estudantes com deficiência ou necessidades específicas é uma estratégia importante que ajuda tanto os pais e estudantes quanto os gestores escolares e Secretarias da Educação.
“Antes, as escolas só descobriram o quantitativo de estudantes com deficiência no início das aulas. Agora, as Secretarias e os gestores poderão se organizar para melhor atender às diversas demandas das turmas”, ressalta a coordenadora.
Chamada escolar
A Chamada Escolar é um processo voltado para quem tem interesse em estudar nas escolas estaduais e municipais das zonas urbana e rural dos 16 municípios, em todas as modalidades e turnos.
No entanto, a participação na chamada escolar não é obrigatória para a matrícula e não garante vaga. O certame é utilizado para planejar e criar estratégias e encaminhamentos das secretarias de educação dos municípios e do estado. Após a Chamada Escolar, o cronograma segue com as etapas de pré-matrícula e matrícula.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!