Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado promove encontro para debater as perspectivas do empreendedorismo no Amapá

Programação que integra os 50 anos da Junta Comercial, busca reforçar a importância do processo de registro e legalização de empresas.

Por Winicius Tavares
17/10/2023 15h53

Palestras abordaram, de forma didática, os procedimentos para abertura de novas empresas

Buscando desburocratizar o processo de abertura de novos negócios, o Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 17, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP), um encontro para debater as perspectivas do empreendedorismo no Amapá, destacando a importância das etapas de registro e legalização empresarial. 

O evento foi idealizado pela Junta Comercial do Amapá (Jucap) com o apoio do Sebrae e parceiros. A programação contou com palestras temáticas que trouxeram atualizações sobre a constituição de sociedades empresárias, integração entre órgãos de licenciamento pela Redesim e a simplificação de procedimentos para abertura de novas empresas. 

Completando 50 anos de existência em 2023, a Jucap presta serviços que auxiliam na formalização do empreendedorismo, fomentando a economia do estado. Para o presidente da Junta Comercial, Alberto Alcolumbre, esta é uma ação comemorativa que busca a participação da população amapaense. 

“Trouxemos representantes da sociedade para dentro do Sebrae para que percebam a importância da Junta Comercial nesse ambiente da economia do nosso estado. Estamos aqui para apresentar ao Amapá as alternativas que a Jucap está fazendo para melhorar o ambiente empresarial e apresentar um estado bom para se investir”, destacou.

Para o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, facilitar a abertura de negócios é um desejo de todos os entes envolvidos no processo de regularização de empresas por ser um fator determinante para o desenvolvimento econômico do estado. 

“Somente por meio de novas empresas que nós teremos mais empregos no Amapá. Tornar os caminhos de regularização mais acessíveis é também uma forma de aumentar a geração de emprego e renda no estado”, explica Josiel.

O início da cerimônia contou com a participação do vice-governador Teles Júnior, que aproveitou o momento para ressaltar a importância do Jucap na redução da informalidade dos empreendedores no estado. 

“Amapá possui parâmetros geográficos que inibem a economia formal. O desafio que nós estamos tendo por meio da Jucap é tornar a formalização de empresas algo muito mais acessível para a população. Nós queremos desburocratizar e criar um ambiente de negócios mais estável. A nossa capacidade de compreender essa realidade e responder com políticas públicas é que vão fazer com que as empresas possam se entregar ao mercado, e consequentemente, melhorar as condições de vida”, enfatizou o vice-governador.

Redesim

É uma lei federal do ano de 2007 que traz a integração de serviços e banco de dados entre os órgãos que participam da formalização empresarial, que é toda a trilha até a abertura da empresa, desde o registro na junta comercial até o licenciamento. O Redesim  realiza esse processo de forma unificada, desburocratizando o fluxo e integralizando os serviços. 

A apresentação da funcionalidade foi um dos atrativos da programação, permitindo que participantes das áreas do direito, economia e administração pudessem aprimorar seus conhecimentos, como o auxiliar societário Weslley Silva, que trabalha com contabilidade.

“Vim atrás de conhecimento sobre a abertura e alteração de empresas pela Redesim. Acredito que as palestras vão edificar bastante o nosso conhecimento permitindo que nós também possamos sanar as dúvidas dos nossos clientes no gerenciamento de suas empresas”, expõe Silva.

Integração entre as Juntas Comerciais

O debate contou com a presença da presidente da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino. A reunião da Fenaju acontece nesta quarta-feira, 18, com troca de experiências que buscam a melhora do ambiente de negócios em todo país. Das 27 juntas espalhadas pelo Brasil, 15 confirmaram presença. As outras 12 devem participar de forma online.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!