Com apoio do Governo do Estado, celebração dos 122 anos do município de Amapá movimenta a cidade e fortalece a economia local
Primeiro dia de programação com serviços e shows atraiu a comunidade e visitantes para celebrar o aniversário da cidade. Festejo segue neste domingo, 22.
Programação cultural agitou o público na Praça Barão do Rio Branco
Ações de cidadania, empreendedorismo e atrações culturais marcaram o primeiro dia de celebração dos 122 anos do município de Amapá no sábado, 21. O Governo do Estado apoia a programação, com investimento de R$ 100 mil. O ponto alto do evento será neste domingo, 22, data em que se comemora o aniversário da cidade.
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) viabilizou, para os dois dias de festa, a estrutura de palco, camarins, som e iluminação, além da contratação de artistas.
Para fortalecer o comércio local, a Secretaria Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) destinou cerca de 30 barracas e uma tenda para cerca de 50 trabalhadores comercializarem alimentos, bebidas e artesanato. Na abertura da programação, foram ofertados à população serviços de assistência social pelo programa Acolher Amapá e ações de cidadania pelo Super Fácil. À noite, o show principal ficou por conta de Aldair Jr, que cantou os sucessos marcantes do forró e do sertanejo, agitando o público na Praça Barão do Rio Branco.
Moradora do Amapá há 5 anos, a professora de matemática Larissa Passos, de 23 anos, aproveitou para curtir o aniversário da cidade junto com o seu esposo, José Lúcio, e avalia de forma positiva o apoio do Governo do Estado para a celebração deste ano.
"Com a programação, a cidade está bem mais movimentada, isto fomenta a economia do município, atrai um público maior e ajuda a trazer turistas para o município", relata Larissa.A comemoração do aniversário do município é uma tradição não só para os moradores, mas também para visitantes de outras cidades. O guarda civil José Taigara, de 48 anos, frequenta a festividade há 23 anos e marcou presença este ano, acompanhado de sua esposa, Milene Rocha.
"Desde a primeira vez que eu vim ao Amapá, eu fiquei encantado com a cidade. A programação deste ano está muito boa e organizada, nos sentimos amparados em todos os sentidos. A questão do turismo é importante, a gente quando vem aqui sempre deixa quinhentos, mil reais, isso ajuda na economia do município. Venho há 23 anos e vou continuar vindo sempre", conta Taigara
O empreendedor Danrley Alencar, de 25 anos, foi um dos selecionados para ocupar um dos espaços disponibilizados pela Sete no evento. Nascido no Amapá, ele trabalha com a venda de churros há três anos e conta que aproveitou o aniversário da cidade para garantir uma renda extra.
"A expectativa de venda é a melhor possível, porque as atrações são boas e movimentam a cidade. Nós precisamos desses eventos para ter renda e isso traz benefícios para nós que somos autônomos", conta Alencar.Em agenda pelos municípios da Região dos Lagos, o governador Clécio Luís esteve presente no primeiro dia de celebração dos 122 anos do Amapá, cumprimentando os empreendedores e dialogando com a população local.
O segundo dia de programação terá a passagem simbólica do município de Amapá como capital do estado, o qual foi até 1945, sendo hoje a cidade de Macapá e o show principal do artista Allanzinho, que cantará as marcantes do arrocha para agitar o público.
Domingo, 22
16h30 - Aula de Zumba
19h - Show Gospel Banda Alicielle
21h - Anderson dos Teclados
22h - Taty Taylor
23h30 - Karla Karvalho
1h - Show principal: Allanzinho
2h30 - Dj Robson Alucinado
3h - Show do Dj Bruno Mix
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!