Governo do Amapá inicia projeto de saúde mental e acolhimento para profissionais da segurança pública
Agentes são capacitados para melhor lidar com os desafios de estresse e ansiedade dentro e fora da profissão.
Essa é a primeira edição do projeto 'Policiar', da Polícia Civil do Amapá
Com foco na promoção da saúde mental do servidor público que atua na segurança pública do Amapá, o Governo do Estado formou, durante cinco meses, agentes capacitados para melhor lidar com os desafios de estresse e ansiedade dentro e fora da profissão. São profissionais que trabalham nas polícias Civil, Militar, Penal, Científica e Corpo de Bombeiros.
Essa é a primeira edição do "Policiar - Treinamento de Alta Performance Mental do Servidor da Segurança Pública", coordenado pela Divisão Psicossocial da Polícia Civil (PC-AP), com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
De acordo com a coordenação do projeto, a ideia é que em 2024 o trabalho se torne um programa que contará com o apoio do Programa Pró-Vida, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A psicóloga e oficial de polícia, Iarima Castro, é a responsável pelo projeto. Ela conta que o trabalho surgiu da necessidade de contribuir para os cuidados da saúde mental dos agentes da segurança, que vivem diariamente no limite físico e mental.
"Em meio aos desafios da profissão, que, por muitas vezes, se torna estressante, impactante e até traumatizante, vimos a necessidade de contribuir com assuntos e técnicas pertinentes para manejo de estresse e ansiedade desses profissionais", explicou Iarima.
O curso contou com 10 encontros, que iniciaram dia 16 de junho e finalizaram na última sexta-feira, 20. Foram cinco meses em que os profissionais do "Policiar" puderam observar e escutar os servidores das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros, colhendo informações importantes para entender e acolher a necessidade de cada agente público.
O projeto é ofertado de forma gratuita para os profissionais. A próxima edição está prevista para fevereiro de 2024. Para participar, o interessado pode fazer a inscrição na Divisão de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil, localizada na Avenida Professor Reinaldo Damasceno, 154, bairro Alvorada, e comparecer semanalmente aos encontros, que acontecem no prédio da Sejusp, na área central de Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!