Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Queremos mostrar toda a beleza e criatividade da nossa literatura', diz presidente da Academia Amapaense de Letras sobre 1ª Folia Literária

Professor e escritor Fernando Canto e outros membros da organização participam do evento com palestras, mesas temáticas e exposições.

Por Eduardo Belfort
26/10/2023 16h30

Na sexta-feira, 27, Fernando Canto apresentará a palestra sobre os 'Poetas modernos do Amapá'

Para o professor e escritor, Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras, a 1ª Folia Literária Internacional do Amapá fortalece as políticas públicas que trazem mais visibilidade para o segmento. O evento começa nesta sexta-feira, 27, com a presença de escritores de várias partes do Brasil e do mundo em uma verdadeira ‘Cidade Literária’ no Parque do Forte, na orla de Macapá.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA

Há mais de 70 anos atuando para fortalecer a produção literária regional, a Academia é uma das entidades que participa ativamente da programação

"Queremos mostrar a nossa beleza, a nossa criatividade e a nossa ficção através da palavra escrita e oral. Construímos a nossa identidade encontrando ouvidos e olhos que possam processar tudo aquilo que é produzido por nós e para nós mesmos. Então, nossa expectativa é que tudo saia muito bem e que divulguemos aqueles que são produtores dessa linda arte", relata Canto. 

Fernando Pimentel Canto nasceu em Óbidos, no Pará, em 29 de maio de 1954. Na abertura do evento, o sociólogo, poeta e escritor palestrará sobre os "Poetas modernos do Amapá", das 14h às 16h, no Barracão das Multivozes Aracy Mont’Alverne.

Literatura em debate 

Durante os três dias de programação, membros da entidade participarão da Folia com exposições literárias e mediações. No domingo, 29, o escritor Paulo Tarso estará no Barracão das Multivozes Aracy Mont’Alverne para a mesa temática ‘O cotidiano e o extraordinário na prosa’, com Elton Tavares e Lulih Rojanski, das 10h às 12h.

Ainda no domingo,das 14h às 16h, o público poderá participar da roda de conversa ‘Literatura e Liberdade’, com presença da jornalista, escritora e poeta Alcinéa Cavalcante, que ocupa a cadeira 25 da Academia, apresentará parte de suas obras. Entre elas, está o ‘Poema para o amigo’, que celebra a amizade nos versos  ‘Nossas gargalhadas contagiarão os passantes / e de repente todo mundo estará rindo / sem nem saber por quê’.

A roda de conversa também contará com a mediação de Herbert Emanuel, e participação dos escritores Carla Nobre e António Moura.

1ª Folia Literária Internacional do Amapá

A Folia Literária Internacional do Amapá é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com mais de 20 boxes e 2 barracões, o Estado montou uma "Cidade Literária" ao lado da Fortaleza de São José de Macapá, para receber espaços culturais onde serão abordadas as diversas formas de expressão do segmento literário e artístico. A programação integra o plano de gestão do Governo do Amapá e terá saraus, intervenções culturais, oficinas, palestras e piqueniques até domingo, 29, Dia Nacional do Livro. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!