Governo do Amapá capacita mais de 180 cuidadores e auxiliares escolares em técnicas de primeiros socorros
Os profissionais da educação participam do treinamento de dois dias, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.
Também estão sendo capacitados os educadores que entraram para a rede estadual de ensino este ano
O Governo do Amapá está capacitando mais de 180 profissionais da educação em técnicas de primeiros socorros e atendimento educacional especializado. O treinamento, voltado para cuidadores e professores auxiliares, acontece até esta quinta-feira, 26, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.
As aulas, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abordam noções básicas e técnicas para evitar engasgos de bebês e crianças, além de conteúdos específicos na atenção de estudantes autistas.
Para a cuidadora Elina Benedita, de 47 anos, o evento é uma oportunidade de renovar conhecimentos. “Esse tipo de encontro é de grande necessidade. As crianças e famílias precisam desse apoio. Como cuidadora, eu me sinto muito responsável. Temos que passar segurança, e por isso os treinamentos são essenciais”, conta a cuidadora.
Também estão sendo capacitados profissionais da educação que entraram para a rede estadual de ensino neste ano. Na ocasião, a secretária adjunta da Educação, Simone Guedes, reforçou a importância de ter um olhar especializado para os estudantes com necessidades específicas.“Os cuidadores e auxiliares têm uma missão muito importante. Com um atendimento humanizado e responsável, conseguimos atingir não só o objetivo de manter o estudante na escola e evitar a evasão, mas também fazê-lo ter sucesso, independente da condição”, ressalta a secretária.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Especializada da Seeed, Nelcirema Pureza, há uma demanda alta para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por isso formações como essas são valiosas.
“Os estudantes com TEA, de acordo com o nível, necessitam da atenção constante do cuidador e auxiliar. Por isso temos esses encontros específicos, para garantir um melhor atendimento, que respeite a individualidade de cada estudantes”, relata a coordenadora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!