Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá retoma a realização da Conferência Estadual da Juventude

Após doze anos, evento volta a acontecer nesta sexta-feira, 27. Objetivo é avaliar propostas que tragam melhorias na vida dos estudantes amapaenses.

Por Luan Rodrigues
26/10/2023 11h00

Ao final do encontro, serão eleitos os participantes que irão representar o estado na Conferência Nacional de Juventude

Após doze anos, o Governo do Amapá retoma a Conferência Estadual da Juventude com objetivo de ouvir jovens de todo o estado sobre políticas públicas que tragam mais oportunidades em setores como trabalho, educação, cidadania e participação social e política.

O evento, que está em sua quarta edição, acontece a partir das 10h, no auditório do Sebrae, em Macapá, na sexta-feira, 27, e vai reunir propostas apontadas em debates realizados ao longo de setembro e outubro em todo o estado. 

Nessas ocasiões, também foram escolhidos os delegados que representarão os municípios e levarão as pautas na Conferência Estadual. O número de representantes de cada delegação foi definido conforme a quantidade de vereadores presentes na câmara municipal. 

“Uma preocupação que o Governo do Estado teve foi trazer uma paridade de gênero dentro das delegações de cada município. Inclusive, nas câmaras com número ímpar de vereadores, houve o aumento de uma vaga, para que houvesse essa igualdade”, explicou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno. 

O primeiro dia de programação encerra com participação dos jovens na 1ª Folia Internacional do Amapá. Ao final do encontro, no sábado, 28, serão eleitos os participantes que irão representar o estado na Conferência Nacional de Juventude, que acontece no mês de dezembro, em Brasília. 

Mais inclusão

O Governo do Amapá e os órgãos municipais ligados à juventude priorizaram a diversidade nos debates, para garantir a presença de jovens de diferentes realidades do Amapá. Participam das discussões representantes da juventude extrativista, indígena, quilombola, membros do movimento estudantil, entre outros grupos.

As pautas que foram discutidas nas etapas anteriores e serão retomadas na Conferência Estadual respeitam diferentes eixos que afetam diretamente a vida dos jovens e estão presentes no Estatuto da Juventude.

Haverá, ainda, a presença dos gestores públicos, que além de debater com os jovens as pautas, também avaliarão as propostas levantadas nas conferências. Além da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude, também farão parte da Conferência as secretarias e as coordenadorias da pasta dos municípios. A comunidade em geral também poderá ouvir e contribuir com os debates.

Confira a programação da 4ª Conferência Estadual da Juventude 

Sexta-feira, 27

9h às 10h - Credenciamento/ divisão dos grupos de trabalho/Programação cultural 

10h30 às 12h - Cerimônia de abertura 

12h às 13h - Almoço

13h30 às 14h - Leitura do Regimento

14h15 às 15h - Palestra Magna - Palestrante: Nádia Garcia 

15h15 às 15h45 - Apresentação dos eixos temáticos - Apresentadora: Bruna Paola 

16h - Saída dos ônibus para a Fortaleza de São José 

16h30 às 19h30 - Folia Literária Internacional do Amapá 

 

Sábado, 28

9h - Reuniões dos Grupos de Trabalho

10h30 - Apresentação e entrega dos relatórios de cada um dos GTs e do conjunto dos resultados obtidos

11h30 - Apresentação e votação das propostas

12h30 - Almoço 

14h - Apresentação e votação das moções;

15h - Coffe Break

16h - Realização da eleição das delegadas e dos delegados para a Conferência Nacional de Juventude.

17h30 - Programação Cultural 

19h - Encerramento da 4ª Conferência Estadual de Juventude

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!