Com apoio do Sebrae, 1ª Folia Literária Internacional do Amapá terá espaço com gengibirra e quitutes para o público
'Gengibirra Literária Isnard Brandão' vai reunir degustação de bebidas e comidas, sessões de autógrafos e lançamentos de livros.
A bebida típica do Amapá, 'gengibirra', dá nome ao local
Ler um bom livro, conhecer pessoalmente um autor que admira e aproveitar para degustar uma boa bebida e quitutes. O público presente na 1ª Folia Literária Internacional do Amapá poderá ter acesso a tudo isso em um só lugar, no espaço 'Gengibirra Literária Isnard Brandão', a partir de sexta-feira, 27, até domingo, 29.
Ao todo, sete empreendedores selecionados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) irão comercializar as iguarias no ambiente, que foi idealizado como uma versão amazônica dos cafés literários. O espaço também terá lançamentos de livros e sessões de autógrafos de diversos autores.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 1ª FOLIA LITERÁRIA DO AMAPÁ
Inspirado nos cafés literários presentes em diversos eventos pelo Brasil, o nome escolhido para o espaço busca transmitir a energia da boemia amapaense. Trata-se de uma homenagem à gengibirra, bebida tipicamente tucuju, feita à base de gengibre, açúcar e aguardente. Ela é conhecida como um dos principais elementos do marabaixo, tradição cultural das comunidades negras do Amapá.
O nome do espaço também faz um tributo ao poeta e boêmio Isnard Brandão, filho de Isnard Lima e da professora de música Walkíria Lima. Ele é autor de obras como, ‘Rosas para a Madrugada’ (poemas, 1968) e ‘Malabar Azul’ (crônicas, 1995), entre outros artigos publicados em jornais.
Gengibirra e quitutes
O Gengibirra Literária contará, ainda, com estandes onde o público poderá encontrar comidas regionais; hamburgueria; bebidas, drinques e chopps. Também haverá empreendedores com estrutura própria, oferecendo sucos, doces gourmet e a famosa gengibirra.
Outra grande atração é a presença de um bar instalado no espaço, que irá proporcionar a quem estiver presente no local a sensação de estar em um autêntico boteco. Além de drinques, o estabelecimento também terá em seu cardápio petiscos, em cenário perfeito para reunir com os amigos e discutir sobre literatura.
Horários de funcionamento
Na sexta-feira, 27, a Gengibirra Literária funcionará até às 20h. A programação cultural continua, mas dessa vez, com o Luau da Samaúma, no bairro Araxá. No sábado, 28, e domingo, 29, o horário do espaço será das 16h à 0h, no Parque do Forte.
1ª Folia Literária Internacional do Amapá
Essa é a primeira programação voltada para a valorização da literatura, do livro e da leitura em dez anos no Amapá. A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!