Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Visitantes da 1ª Folia Literária Internacional do Amapá podem registrar suas projeções para o futuro na 'Cápsula do Tempo'

Projeto integra as comemorações dos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá.

Por Weverton Façanha
27/10/2023 14h54

Estudante grava seu depoimento

Uma das atrações da 1ª Folia Literária Internacional do Amapá é a 'Cápsula do Tempo', onde os visitantes podem gravar, em vídeos, relatos sobre suas projeções e planos para o futuro. A programação começou nesta sexta-feira, 27, e segue até domingo, 29, no Parque do Forte, na orla de Macapá. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 1ª FOLIA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO AMAPÁ

Ao longo de três dias, a 'Cápsula do Tempo' está disponível para qualquer pessoa gravar sua mensagem, em uma iniciativa que integra as comemorações dos 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá. O objetivo é abrir o dispositivo daqui a 20 anos, no centenário da celebração. 

O projeto é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e teve início ainda no mês de setembro, na 52ª Expofeira, onde cerca de 200 pessoas gravaram seus depoimentos.

Alunas da Escola Estadual Tiradentes, as amigas Maria Stephany Sarmento e Kayluana Guimarães, ambas de 17 anos, participaram da abertura da Folia Literária e aproveitaram para registrar suas expectativas para o futuro. 

“Primeiro, queremos continuar amigas e estudar. Daqui a alguns anos, espero que nosso estado seja muito melhor em termos de estrutura. Também quero viver em um ambiente com temperatura mais baixa. Em termos pessoais, quero me formar em medicina ou direito”, planeja Stephany.

A 'Cápsula do Tempo' está disponível nos três dias de programação para qualquer pessoa gravar sua mensagem. Todos os registros serão armazenados pela Secult. Outro que já deixou sua mensagem registrada foi o produtor e artista amapaense Enrico Di Miceli, que destacou o presente e deseja um futuro próspero para a cultura do Amapá.

“Desejo que, no futuro, eventos desta vertente sejam maiores e com muito mais livros”, compartilhou Di Miceli.    

Após a programação da Folia Literária, o projeto entrará em uma nova etapa, com a ‘Cápsula do Tempo Móvel’, que irá percorrer os 16 municípios do estado para continuar recebendo depoimentos em vídeo. A Secult montará um cronograma de atividades e anunciará as datas das visitas.

1ª Folia Literária Internacional do Amapá

A Folia Literária Internacional do Amapá é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com mais de 20 boxes e 2 barracões, o Estado montou uma "Cidade Literária" ao lado da Fortaleza de São José de Macapá, para receber espaços culturais onde serão abordadas as diversas formas de expressão do segmento literário e artístico. A programação integra o plano de gestão do Governo do Amapá e terá saraus, intervenções culturais, oficinas, palestras e piqueniques até domingo, 29, Dia Nacional do Livro. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!