Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 200 estudantes visitam 'Cantinho da Leitura' no primeiro dia de Folia Literária Internacional do Amapá

No espaço, visitantes encontram livros, espaço para ler, conversar, descansar e também podem participar de atividades lúdicas.

Por Bárbara Ribeiro
27/10/2023 16h49

O Projeto busca incentivar o hábito da leitura

O 'Cantinho da Leitura' é um ambiente aconchegante em meio ao Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, em Macapá, onde o visitante pode ler um dos mais de 100 livros disponíveis, descansar, conversar ou participar de atividades lúdicas, como pintura no rosto e desenho. Mais de 200 estudantes visitaram o espaço na abertura da 1ª Folia Literária Internacional do Amapá, sexta-feira, 27.

O 'Cantinho da Leitura' é organizado pelo Núcleo do Programa do Livro Didático da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Trata-se de um espaço móvel que, ao longo do ano letivo, leva para as escolas o projeto ‘Livro, um mundo de fantasias e descobertas’.

De acordo com uma das responsáveis pela iniciativa, a professora Socorro Alcântara, o projeto busca despertar o hábito nas pessoas o hábito de apreciar a literatura. 


"No dia a dia, nosso foco são os estudantes, mas, agora, vamos poder alcançar outros públicos e, sinceramente, acho que o hábito da leitura deve ser cada vez mais encorajado. Quem lê vive mais, sonha mais!", disse a professora.

Junto com os amigos, o estudante Rodrigo Rocha, que cursa o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, participou de pinturas de rosto e selecionou alguns títulos para ler.

"Quando avisaram que a gente viria pra cá, não imaginei que ia me divertir tanto e descobri que a leitura não precisa ser chata", contou o adolescente.

1ª Folia Literária Internacional do Amapá

A Folia Literária Internacional do Amapá é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com mais de 20 boxes e 2 barracões, o Governo do Estado montou uma verdadeira ‘Cidade Literária’ ao lado da Fortaleza de São José de Macapá para receber espaços culturais onde serão abordadas as diversas formas de expressão do segmento literário e artístico. A programação integra o plano de gestão do Governo do Amapá e terá saraus, intervenções culturais, oficinas, palestras e piqueniques até domingo, 29, Dia Nacional do Livro. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!