'Esse é um evento precioso para todos nós', afirma estudante sobre 1ª Folia Literária Internacional do Amapá
Para Elisabeth Braz, de 15 anos, o evento aproxima o leitor da literatura do Amapá, do Brasil e do mundo.
Elisabeth entende a importância da literatura na formação escolar
A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, teve início nesta sexta-feira, 27, no Parque do Forte, em Macapá, para incentivar o acesso da população à literatura. Entre os visitantes, a estudante do 1º ano do ensino médio Elisabeth Braz, de 15 anos, conta que o evento aproxima o leitor da literatura do Amapá, do Brasil e do mundo.
“Esse é um evento precioso para todos, especialmente para nós, estudantes, pois nos enriquece, ainda mais quando se trata de cultura. A Folia Literária mostra para a gente os costumes, os hábitos e a literatura genuinamente amapaense”, comenta a estudante.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 1ª FOLIA LITERÁRIA DO AMAPÁ
O evento segue até domingo, 29, com ações como rodas de conversa, saraus, feira de artesanato, programação infantil e shows musicais. O local reúne renomados escritores do país e outras partes do mundo e conta com um Corredor Literário com estandes de livrarias e a Cápsula do Tempo, onde os visitantes podem registrar suas projeções para o futuro. Para o aluno da Escola Estadual Tiradentes, Josafá Pinto, de 15 anos, a Folia Literária mostra a importância de valorizar os escritores locais e oportuniza conhecer mais sobre a literatura brasileira e internacional.
“A Folia ajuda em nossa formação educacional. Ela nos mostra o porquê devemos investir e apoiar nossos autores locais e regionais. É uma oportunidade de conhecer escritores amapaenses, escritores nacionais e até de outros países. Além disso, é um espaço para que a gente conheça mais o Amapá, do que é nosso”, comenta o adolescente.
A Folia Literária também é um ambiente para que acadêmicos do ensino superior divulguem seus projetos desenvolvidos no decorrer do curso. A estudante Cynthia Menezes, de 22 anos, é acadêmica de Letras da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e conta que expor seus trabalhos ajuda a fortalecer a literatura local.
“Como estudante de Letras, tive a oportunidade de conhecer autores amapaenses e suas obras. Além disso, a feira está ajudando a divulgar as obras produzidas no nosso estado e na região norte. As pessoas conhecem nosso trabalho e também entendem que a literatura do Amapá está muito presente”, afirma a estudante.
1ª Folia Literária Internacional do Amapá
A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá acontece no Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá, de sexta-feira, 27, até domingo, 29. O evento conta com uma vasta programação com palestras, oficinas, apresentações culturais e shows musicais.
A estrutura da feira, que marca a retomada após 10 anos de festivais que contemplam a literatura amapaense, conta com mais de 20 boxes e dois barracões, onde serão realizadas várias atividades de expressões artísticas.
A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!