Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Amapá, roda de conversa orienta pacientes oncológicas da Unacon sobre importância do autocuidado 

Evento destacou importância da rede de apoio durante o processo de tratamento das pacientes.

Por Paolla Gualberto
30/10/2023 16h35

Pacientes e profissionais se reuniram em uma roda de conversa sobre a trajetória do tratamento

As pacientes da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) receberam orientações sobre autocuidados, como parte do Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e colo de útero. A iniciativa é do projeto ‘Garotinhas Solidárias’, em conjunto com a Liga Acadêmica de Enfermagem e Saúde Coletiva de uma instituição de ensino privada do Amapá, com apoio do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). 

A troca de experiências oportunizou o acolhimento coletivo entre as pacientes, que se viram na história uma da outra. É o que destaca Maria das Neves, integrante do projeto Garotinhas Solidárias e paciente da unidade.

“Para a gente, o tema do Outubro Rosa deste ano é o acolhimento e foi através dessa união de esforços que estamos aqui hoje, ouvindo as pacientes e somando com a história de cada uma. E o mais importante é dizer a todos que o câncer tem cura sim. eu venci dois, todos nós podemos vencer”, afirma Maria.

Sarah Santos é paciente da Unacon há três anos, Para ela, uma rede de apoio bem estruturada após o diagnóstico é um dos principais fatores para o sucesso de um tratamento oncológico.

“Após um diagnóstico, digo que uma das coisas mais importantes é a rede de apoio em que estamos inseridas. Iniciativas como essa servem para que a gente possa ajudar pessoas próximas e, às vezes, aqueles que nem conhecemos. Eu não posso enxergar o câncer só pelo lado negativo, da batalha, mas preciso lembrar também que eu ainda posso viver”, completa Sarah.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!