Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em 9 meses, Amapá registra mais de 5 mil novos empregos formais e garante a terceira maior variação positiva do país

Incentivos do Governo do Estado, como o retorno da Expofeira, têm um impacto direto no desempenho superior à média nacional.

Por Redação
03/11/2023 14h00

Um dos setores de destaque na geração de empregos foi o Comércio

De janeiro a setembro de 2023, 5.027 amapaenses conquistaram um espaço no mercado de trabalho, gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. Até o mês de setembro de 2023, o total de novos empregos formais representa quase a totalidade de postos de trabalho gerados nos 12 meses de 2022. Os incentivos das políticas públicas adotadas pelo Governo do Amapá, com ações como o retorno da Expofeira, têm um impacto direto neste desempenho.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. A geração de empregos formais é calculada com base na variação relativa, que é a diferença entre novas admissões e desligamentos. Em 9 meses, o estado alcançou uma variação positiva de 6,81%, a terceira maior do país. O índice também é superior à média nacional, que é de 3,77%.

O vice-governador, Teles Júnior, destaca que os eventos técnicos, culturais, rodadas de negócios e as políticas de desenvolvimento econômico criaram possibilidades de mais resultados positivos para o Amapá.

“Esse foi o melhor desempenho pós-pandemia do Amapá. O estado teve um crescimento econômico exponencial em 2023. Em nove meses deste ano, o saldo positivo foi superior a todo o ano de 2022”, frisou Teles Júnior.

Crescimento por setor

Os dados do Novo Caged também mostram as avaliações em agrupamentos de atividade econômica do estado. O setor de Serviços liderou as contratações, com 2.890 novas admissões, seguido pelo setor de Comércio, com 1.281, Indústria, com 845, e Agronegócio, com 185 contratações.

Segundo o Novo Caged, setembro marca o nono mês consecutivo que o Amapá registra saldo positivo na geração de empregos. Na variação nacional, o estado registrou, de agosto para setembro, um aumento de 1,27% em novas admissões.

Mais desenvolvimento

Desde janeiro, o Governo do Amapá investe em estratégias que promovam mais desenvolvimento econômico e renda para a população.

Entre as novas ações, está o retorno da 52ª Expofeira que, ao longo de dez dias, movimentou mais de meio bilhão de reais, com destaque para os setores da gastronomia, entretenimento, imobiliário, construção civil e energias renováveis.

Em outra frente, o Governo do Estado busca alternativas que tragam um cenário mais favorável para a geração de emprego e renda. Uma delas é a modernização do licenciamento ambiental, que simplifica o processo, mantendo as regras de proteção ao meio ambiente.

Outro exemplo, é a intensificação do trabalho de regularização fundiária, uma vez que, com o termo de posse de suas terras em mãos, os produtores rurais passam a ter mais facilidade para acessar créditos que permitam expansão dos negócios.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!