'A gratuidade nos ajudou no transporte até o Enem', diz pai que acompanhou o filho no primeiro dia das provas no Amapá
O Governo do Estado garantiu ônibus coletivo de graça para os dois dias do exame, nas rotas de Macapá, Santana e Mazagão.
O trabalhador Ilan Corrêa levou o filho na escola, neste domingo, 5, para a primeira etapa da avaliação nacional
Pela primeira vez, o Governo do Amapá garantiu a gratuidade do transporte público coletivo nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa que atende todos os cidadãos, beneficia principalmente os mais de 28 mil inscritos na avaliação, que iniciou neste domingo, 5.
Um dos beneficiados com a iniciativa foi o trabalhador Ilan Corrêa, de 50 anos, que acompanhou o filho até o local das provas, na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. Ilan, morador do bairro Pedrinhas, conta que a medida auxiliou a população.
“A gratuidade nos ajudou no transporte até o Enem. É uma iniciativa excelente, porque tem muita gente que precisa do transporte público. Sem a gratuidade, muita gente teria mais dificuldade de fazer a prova. Meu filho está nervoso, e esse apoio é muito importante”, conta o pai.
A medida vale tanto para os ônibus que circulam dentro de Macapá como para aqueles que interligam a capital aos municípios de Santana e Mazagão. A gratuidade do transporte público se estende das 7h às 21h.A secretária adjunta de estado da Educação, Antônia Andrade, acompanhou a chegada dos estudantes nas escolas estaduais, e ressalta como essa medida histórica democratiza não só o Enem, mas a educação.
“A gratuidade é importante para os estudantes, para as suas famílias e para os profissionais da educação que irão trabalhar nesses domingos. Isso mostra o comprometimento do Governo em garantir que nenhum aluno falte no Enem por conta de transporte. Muita gente teria dificuldade em chegar na prova devido ao valor da passagem, então a gratuidade soluciona esse problema”, conta a secretária Antônia.
A medida é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Sindicato de Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), que gerou decreto assinado na sexta-feira, 3, pelo governador Clécio Luís. A gratuidade se estende até o segundo dia de provas, no domingo, 12.Enem
A avaliação nacional é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Para garantir um bom desempenho dos estudantes, o Governo do Amapá propôs diversas iniciativas além do transporte gratuito, como um ‘Aulão Show’ para mais de 5 mil alunos, que acontecerá mais uma vez na próxima sexta-feira, 10.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!