Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá acompanha primeiro dia da aplicação das provas do Enem 2023

Exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por Cássia Lima
05/11/2023 22h55

No Amapá, 28 mil pessoas se inscreveram para a prova, segundo o Inep

O Governo do Amapá acompanhou neste domingo, 5, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela coordenação e aplicação dos testes para cerca de 28 mil inscritos no estado.

As provas do Enem são aplicadas em todo o Brasil pelo Inep, o Governo do Amapá disponibilizou apenas a estrutura física das escolas, conforme solicitação do instituto.

Para acolher os estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu uma recepção especial nas escolas estaduais Barão do Rio Branco, Maria Ivone de Menezes e Gabriel de Almdeida Café. Na escola Mario Quirino foi constatada uma falha de comunicação do Inep na lista de candidatos e estes optaram por não fazer a prova.

Segundo a coordenação do Inep no Amapá, os estudantes foram orientados a fazer uma reivindicação formal no site do instituto, e poderão fazer as provas em locais e horários que serão informados posteriormente.

A Seed entrou em contato com os alunos assim que soube do ocorrido, auxiliando com informações e, também, aguarda um posicionamento oficial do Inep.

“Nos sensibilizamos com os alunos que não conseguiram fazer a prova depois de se prepararem tanto para este primeiro dia. Estamos acompanhando a situação e também buscando uma resposta rápida junto ao instituto, para amenizar as perdas dos estudantes”, destacou a secretária da Educação, Sandra Casimiro.

Novas datas

O Inep divulgou por volta das 22h de hoje, no site oficial, que 905 participantes do Enem foram afetados por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, deixando de realizar o exame. E que esses participantes terão direito a uma nova reaplicação da prova no período de 13 a 17 de novembro. As informações serão disponibilizadas no canal oficial com os participantes.

Inscritos no Amapá

De acordo com os dados do Inep, no Amapá 28 mil  pessoas se inscreveram para prestar o Enem nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Amapá, Oiapoque, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho.

Segundo o Inep, o número geral de inscritos no Enem no Amapá corresponde a 0,7% de um total de mais de 3,9 milhões em todo o país. As mulheres são maioria e representam 59% (16.995). Homens, 41% (11.819). Ao todo são 65 locais de prova e 948 salas de aplicação.

Provas

O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste primeiro domingo, foram 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas e a Redação.

No próximo domingo, 12, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Os locais de prova estão disponíveis no site do Inep e os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

Gratuidade do transporte público

Pela primeira vez, o Governo do Estado garantiu a gratuidade nos transportes públicos nos dias de provas, como neste domingo, 5, das 7h às 21h. Os ônibus coletivos gratuitos também estarão liberados no segundo dia de provas, no próximo domingo, 12. A medida é válida para a região urbana de Macapá e intermunicipal da capital com os municípios de Santana e Mazagão.

Aulão Show no Estádio Zerão

Na última sexta-feira, 3, o Governo do Amapá promoveu o primeiro dia do “Aulão Show” da Central do Enem 2023. O evento, no Estádio Olímpico Zerão, reuniu mais de 5 mil estudantes dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, para uma revisão na fase final de preparação para as provas do Enem. O próximo aulão está marcado para sexta-feira, 10.

Segurança

Além da gratuidade no transporte público, o Governo do Amapá garantiu mais de 600 agentes de segurança pública para atuarem na Operação Enem 2023, com o objetivo de dar apoio, segurança e tranquilidade aos inscritos e outros profissionais que trabalham na aplicação das provas do Enem 2023.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!