Governo do Amapá garante segurança na primeira etapa da Operação Enem 2023
Balanço divulgado pela Sejusp, nesta segunda-feira, 6, mostra que não houve registro de incidente grave nos três dias da ação.
Operação atuou na segurança das provas e dos participantes, em oito municípios do estado, como apoio ao Inep
Como parte das ações de apoio do Governo do Estado para realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Amapá, as forças de segurança pública atuaram com mais de 600 agentes, no primeiro dia da aplicação das provas, neste domingo, 5, nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Amapá, Oiapoque, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho.
A ação nomeada de “Operação Enem 2023”, não registrou qualquer incidente grave, apenas sete ocorrências, sendo a maioria de atendimento pré-hospitalar, por desmaios e ansiedade, que tiveram amplo e rápido atendimento pelas equipes especializadas.
A operação, coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é uma parceria do Governo do Amapá com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em assistência ao Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadores da prova.
"A execução do trabalho se mostrou satisfatória e atendeu, de fato, o que havia sido planejado, tendo sido a operação, um sucesso. Manteremos o mesmo foco para a segunda fase das provas, no domingo, dia 12", garantiu José Neto, secretário de Segurança Pública.
Planejamento
A Operação Enem 2023 teve início ainda na sexta-feira, 3, com as escoltas de distribuição das provas para a capital e municípios onde acontecem o certame. No domingo, 5, as ações se concentraram no policiamento preventivo, atendimentos de socorro e monitoramento pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), que foi instalado dentro do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes).
O término da primeira etapa da operação aconteceu com a realização das escoltas reversas dos malotes, ou seja, a entrega com segurança, para os locais de armazenamento municipal e estadual do material de responsabilidade do Inep.
Ocorrências
Durante todo o período das provas apenas duas ocorrências policiais foram registradas. Uma de poluição sonora próximo a Escola Estadual Cecília Pinto, em Macapá.
A outra ocorrência foi de perturbação de sossego alheio, na escola Mário Quirino, também na capital, onde houve um tumulto devido ao atraso no início das provas, em decorrência da troca de local de aplicação das provas. O fato foi resolvido e o exame prosseguiu normalmente.
Atendimento pré-hospitalar
Foram três registros de pessoas que precisaram de cuidados médicos durante a aplicação da prova do Enem. Um na Escola Estadual Maria Ivone, outro na Escola Mario Quirino e o último na Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes, em Macapá. Os casos foram prontamente atendidos pelas equipes médicas do Corpo de Bombeiros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!