Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fortaleza de São José de Macapá passa a ter feira de artesanato indígena uma vez por mês

Ação é fruto de parceria com coletivos de nove artesãs indígenas. A primeira começa neste sábado, 11, a partir das 9h.

Por Rafaela Bittencourt
06/11/2023 15h38

Objetivo é a comercialização de produtos e aproximação cultural com os turistas

Com apoio do Governo do Amapá, o grupo ‘Tudo com Arte’ trará uma feira de artesanato indígena para o Museu da Fortaleza de São José de Macapá, a partir deste final de semana. A atividade deverá se repetir uma vez por mês, de forma fixa, para promover as vendas e aproximação da cultura indígena com a população e os turistas que visitam o local. 

As primeiras feiras acontecem já neste sábado, 11, e no domingo, 12, de 9h às 17h, dentro da Fortaleza. Ao todo, serão nove artesãs, que farão a exposição de brincos, pulseiras, colares, cuias e outras peças indígenas. Os itens são referentes às etnias Palikur, Galibi Marworno, Apalai e Waiana. A expectativa do grupo é garantir uma movimentação econômica para as profissionais.

"Fazemos um trabalho em família na nossa região e há um ano nos unimos neste grupo de economia solidária, a gente resolveu ir pela primeira vez para esse espaço para divulgar nosso trabalho e a expectativa é enorme, não somente para as vendas, mas para garantir esse contato com o público que poderá conhecer mais do nosso povo", explica a artesã Dilza Orlando, da etnia Palikur.

A Fortaleza de São José de Macapá é administrada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e um dos pontos turísticos mais visitados do Amapá, se tornando também um local estratégico para vendas, com uma vitrine natural para as atividades econômicas dos povos originários da região. 

"O grupo nos procurou para buscar essa parceria e nós aceitamos prontamente, sempre trazemos as feiras para o Museu durante as programações e as vendas são muito boas, então garantimos esse espaço para que elas consigam realizar essa movimentação econômica tão importante", explica a gerente do Museu, Flávia Souza.

O ‘Tudo com Arte’ foi criado há um ano, com apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Museu da Fortaleza de São José 

A Fortaleza de São José de Macapá contabilizou uma média de 30 mil visitas de janeiro a junho de 2023. O número representa mais da metade do que foi registrado durante todo o ano de 2022, quando 56 mil pessoas estiveram no monumento histórico. 

O espaço, que é classificado como um museu, é administrado pelo Governo do Amapá e, atualmente, disputa o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em 2023, a Fortaleza já atraiu tanto visitantes brasileiros como pessoas de outros países. Além disso, escolas e outras instituições integram o público que frequentou o espaço nos primeiros seis meses deste ano. A gerente do monumento, Flávia Souza, detalha que a preservação e a história do local são fatores que atraem muitos visitantes, entre moradores e turistas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!