Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Clécio Luís participa de debate sobre o desenvolvimento da Amazônia

'Nós, amazônidas, temos direito de sonhar com um bom futuro', afirma governador do Amapá durante encontro promovido pelo Grupo Rede Amazônica.

Por Fabiana Figueiredo
08/11/2023 02h38

Roda de conversa tratou sobre caminhos para um futuro melhor para o Amapá

Os caminhos para o futuro do Amapá foram temática do evento "Plano B", do projeto Amazônia Que Eu Quero, realizado pelo grupo Rede Amazônica, afiliada Globo, nesta terça-feira, 7, em Macapá. O governador Clécio Luís foi um dos convidados da programação e destacou a mudança de atitudes para impulsionar o desenvolvimento do estado.

"Queremos manter os nossos excelentes indicadores ambientais do Amapá, mas os indicadores sociais e econômicos precisam avançar também. É por meio da educação, do turismo, da conectividade, mas acredito que a inovação é o caminho para a Amazônia, seja com as novas tecnologias, mas também com a mudança das nossas atitudes. Precisamos sair do isolamento, construindo consensos que melhorem a vida dos amazônidas, que têm direito de sonhar com um bom futuro", discursou Clécio Luís.

A programação provocou discussões sobre perspectivas de investimentos para o Amapá por meio de três aspectos: educação, turismo e conectividade. Participaram da roda de conversa o CEO da startup Proesc.com, Felipe Ferreira; o membro da Tucuju Valley, Frank Portela; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amapá (ABIH-AP), Ricardo Bueno, além da participação popular.

Com apresentação da coordenadora de conteúdo do Amazônia Que Eu Quero, Debora Holanda, o evento reuniu gestores de Macapá e Santana, empresários, profissionais da educação, e estudantes de instituições de ensino superior.

Amazônia Que Eu Quero
Com a premissa de discutir assuntos fundamentais para a realidade amazônica, o projeto propõe ampliar a capacidade de análise da população da região Norte ao levantar informações da gestão pública e apontar caminhos a partir da discussão entre especialistas e a sociedade civil, despertando o senso crítico e o voto consciente dos amazônidas.

Este foi o terceiro painel da temporada do projeto, que funciona de forma colaborativa e interativa. "O projeto visa formar bons eleitores. De uma forma muito simplória, na pandemia, verificamos que nos últimos 30, 40 anos muita pouca coisa mudou nos estados da Amazônia. Isso passa pelo processo de que o amazônida conheça mais o seu direito à cidadania", ressaltou o CEO do grupo Rede Amazônica e idealizador do projeto, Phelippe Daou Jr.

O projeto, que iniciou em 2020, entregou o 1º caderno "Caminhos para a democracia" ao governador Clécio Luís no mês de fevereiro. O produto indicava 50 propostas voltadas para a infraestrutura, energia limpa, modelo econômico da Amazônia, empreendimento e florestas. O material também foi entregue a deputados, senadores e demais governadores da região, além do Presidente da República em Brasília.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!