Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Aulão da Central do Enem' orienta mais de cinco mil alunos para o segundo dia de provas

Professores da rede estadual reforçaram os conhecimentos dos estudantes sobre questões de matemática, física, química e biologia.

Por André Silva
10/11/2023 17h36

Projeto reuniu alunos de Macapá, Santana e Mazagão

No último dia do 'Aulão da Central do Enem, na sexta-feira, 10, o Governo do Estado reuniu mais de cinco mil alunos para orientações sobre o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo, 12, com questões sobre  matemática, química, física e biologia. 

Em sua sétima edição, o 'Aulão da Central do Enem' busca auxiliar os alunos de escolas públicas de Macapá, Santana e Mazagão, com resolução de questões e dicas para que os jovens tenham um bom desempenho no exame.

Na área de Ciências da Natureza, os estudantes receberam dicas importantes com base em questões de anos anteriores, conforme destacado pelo professor de química Evandro Paulo Jardim Pinheiro. 

"Temos um histórico de outros anos. Todas as edições do Enem tiveram questões abordadas no aulão", afirmou o professor.

Para o estudante Gabriel Sousa, 17 anos, da Escola Estadual Maria Do Carmo Viana Dos Anjos, a revisão é uma aliada importante. Ele mencionou que, durante a prova do último domingo, 6, lembrou das explicações dos professores no aulão, o que o auxiliou a resolver algumas questões. 

"Consegui lembrar de uma explicação enquanto estava resolvendo a prova. Tudo porque assisti às dicas aqui. Então, para mim, este aulão está sendo muito útil," disse o aluno.

Os estudantes também contaram com um momento de descontração, que incluiu música ao vivo e uma aula de fit dance. Houve, ainda, a  'Feira das Profissões', onde universidades e centros profissionalizantes compartilharam informações sobre seus cursos e programas de bolsas de estudos.

Gratuidade no transporte público

O Governo do Amapá mantém para o segundo dia de provas do Enem a garantia do transporte público gratuito. A medida vale para os ônibus que circulam dentro de Macapá e para os que interligam a capital aos municípios de Santana e Mazagão.

A política pública foi decretada pelo governador, Clécio Luís, para assegurar que os candidatos cheguem aos locais de prova. Além dos mais de 7,5 mil alunos da rede pública que farão a avaliação, a iniciativa vai beneficiar também as mais de 20 mil pessoas que estão inscritas na prova e toda a população que poderá ter acesso à gratuidade, das 7h às 21h. 

Maior Alcance

Para atender os alunos do interior, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) distribui materiais para as escolas dos demais municípios. Cada instituição define como preparar seus alunos, de acordo com o cronograma de provas. 

"A organização deste ano buscou estender essa mesma essência para os demais municípios. Dicas, simulados orientados, correções coletivas, música e atrações foram oferecidos para que os estudantes se sintam acolhidos, motivados e estimulados a realizar uma boa prova", explicou a coordenadora Arnanda Oliveira.

Enem 2023

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Amapá, mais de 28 mil indivíduos estão registrados para participar do exame, sendo 7,5 mil da rede pública de ensino. 

O Enem ocorre simultaneamente em todo o território nacional e representa a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. Os portões dos locais de prova são abertos ao 12h e fechados às 13h. A aplicação do exame começa às 13h30 e segue até 18h30, de acordo com o horário de Brasília. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!