Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá participa no Chile de ‘Imersão Educacional’ para desenvolvimento do ensino no estado

O evento debateu, entre outros assuntos, o combate à evasão e o abandono escolar pelos estudantes.

Por João Marcos Chaves
18/11/2023 18h45

A imersão aconteceu no período de 14 a 17 de novembro, no Chile.

O Governo do Amapá participou no período de 14 a 17 de novembro da “Imersão Educacional Internacional", em Santiago, no Chile, país considerado de referência em educação na América do Sul, pela Organização das Nações Unidas. A rede de ensino estadual foi representada pela secretária de Educação, Sandra Casimiro. A iniciativa busca incrementar o desenvolvimento da educação, com troca de experiências entre países.

O evento teve como objetivo mostrar para secretários de educação, coordenadores, ministros e representantes de organizações educacionais nacionais e internacionais como as políticas públicas chilenas, realizadas nos últimos 20 anos, tem atuado no combate à evasão escolar e ao abandono de estudantes no ambiente de ensino, especialmente no Médio.

O Governo do Estado tem buscado soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à evasão e distorção idade-série e a educação amapaense tem alcançado bons resultados. Conhecer métodos de outro país, auxiliar na intensificação das iniciativas de enfrentamento e soluções, como pontuou a secretária, Sandra Casimiro.

“A distorção idade-série e evasão escolar é um problema enfrentado em todo o Brasil, a nossa rede de ensino tem atuado dentro das escolas, fortalecendo o projeto de vida dos estudantes e, principalmente, fazendo a busca ativa de cada um deles, conhecer novos métodos de enfrentamento desse problema é um ganho para toda a rede”, explicou Sandra Casimiro.

Fortalecendo áreas da educação

Além deste debate principal, o evento também destacou o cenário da educação profissional; a formação de professores; o sistema de educação do Chile; o diretor escolar como condutor de políticas públicas e o relato da experiência chilena na educação.

Iniciativa da ONU

A programação contou com excursões na Universidade Diego Portales (UDP), palestras, debates e exposições. A participação do Amapá aconteceu através de convite feito pela Coordenação do Programa das Nações Unidas em Desenvolvimento, da ONU, no Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!