Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá alcança média de 80% de participação de alunos nas provas que avaliam conhecimentos da educação básica

Exame é um dos fatores responsáveis por definir o Ideb, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Por André Silva
24/11/2023 08h00

As provas são aplicadas aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio

Após ações de incentivo do Governo do Amapá, mais de 80% dos alunos da rede pública estadual participaram das provas do Sistema de Avaliação do Ensino Brasileiro (Saeb) 2023. O exame, aplicado de 23 de outubro a 10 de novembro, é um dos fatores responsáveis por definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Das 382 unidades escolares que compõem a rede estadual, 314 alcançaram mais de 80% de participação dos alunos. Em anos anteriores este índice chegou a ser menor que 60%. 

As provas são aplicadas aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Elas avaliam competências em áreas como matemática, língua portuguesa, ciências humanas e ciências da natureza. Os resultados fornecem informações cruciais para a formulação de políticas educacionais e a identificação de áreas que necessitam de atenção especial.

A avaliação é gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Amapá, o Governo do Estado disponibilizou técnicos para a realização de treinamentos a pedagogos, professores e secretários escolares envolvidos no exame.

Além dos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Brasileiro, o Ideb também leva em conta as informações obtidas no Censo Escolar, que avalia fatores como a frequência, e as taxas de aprovação dos alunos ao longo do ano letivo.

Bora Fazer o Saeb!

Para incentivar os estudantes a participarem da programação, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou ações como o movimento "Bora Fazer o Saeb, Mano", reforçando a importância da presença dos alunos nas provas.  

"A gente faz uma avaliação extremamente positiva, principalmente pelas equipes escolares, através dos seus gestores e das suas coordenações pedagógicas. O movimento no Amapá foi intenso e certamente nos dará uma avaliação positiva no próximo ano", declarou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

A Escola Estadual São Bento, no município de Santana, garantiu a participação de 100% dos alunos no exame. Ao todo, 100 estudantes que estão matriculados do 2° ao 5º ano foram avaliados.  

De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Educação Profissional, Arnanda Oliveira, a participação de mais estudantes serve como um impulso para a atualização positiva da nota do Ideb. 

“Quanto mais alunos participam, mais positiva é nossa avaliação. Além disso, a organização e mobilização fez diferença na realização da prova”, enfatizou Arnanda.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!